O Município de Baião alocou 300 mil euros do orçamento municipal para a execução de obras de requalificação e reconstrução nas freguesias afetadas pelas intempéries do início do ano.
Com prejuízos avaliados em cerca de quatro milhões de euros, o município foi abrangido pelas medidas excecionais de apoio aos danos causados pela tempestade “Kristin”, tendo sido declarada a situação de calamidade no concelho.
Do poder central vieram para os cofres da autarquia baionense cerca de 530 mil euros, um valor “insuficiente para os danos registados”, disse na altura a presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, que considera que “o município teve sorte de receber aquela verba, mas insuficiente”.
Perante os danos registados, o atual executivo, em conjunto com os presidentes das juntas de freguesia, decidiu alocar 300 mil euros para as intervenções que estão em curso e que ainda vão ser lançadas.
“Falámos em obras prioritárias de mobilidade, de acessibilidade e de segurança, sempre com a ajuda dos nossos serviços na escolha dessas mesmas obras”, frisou, acrescentando:
“Quando olhámos para aquele valor e vimos a resposta que demos não era suficiente, decidimos ir mais além e com o esforço do nosso orçamento municipal estamos, neste momento, a preparar, a executar e a lançar obras para compormos os prejuízos das intempéries no valor de cerca de 800 mil euros”.
A presidente da Câmara Municipal de Baião disse, ainda, que “o atual executivo quer resolver os problemas dos baionense, desde os que vão do paralelo, aos problemas das pessoas”.



