O troço ferroviário entre Marco de Canaveses e Peso da Régua, na Linha do Douro, vai estar encerrado de 03 de novembro a 02 de abril de 2026, para as obras de renovação e eletrificação da linha.
A intervenção, consignada a 16 de setembro, prevê um investimento de 110 milhões de euros, para a eletrificação, modernização da via férrea, modernização de estações e apeadeiros, reforço de 40 taludes e reforço e adaptação de túneis.
A empreitada integra a intervenção em seis túneis, sendo que o maior é o do Juncal, no concelho do Marco de Canaveses, com uma extensão de 1.624 metros.
A Infraestruturas de Portugal (IP) realçou que a intervenção irá ter impacto na oferta, numa empreitada que terá a duração de 36 meses.
O encerramento anunciado corresponde à primeira de duas interdições totais previstas no âmbito da modernização integral da linha, a segunda deverá ocorrer aproximadamente um ano depois, no mesmo período.
Durante esta fase, o serviço ferroviário será mantido entre o Porto e Marco de Canaveses, sendo aí efetuado o transbordo rodoviário para as restantes estações até à Régua.
Entre a Régua e o Pocinho, a circulação continuará a processar-se normalmente, com recurso a locomotivas da série 1400 e carruagens convencionais, permitindo a manutenção regular do material circulante na oficina do Corgo, Régua.
A Infraestruturas de Portugal assegura que o encerramento será acompanhado por meios técnicos e humanos reforçados, de modo a maximizar o aproveitamento do período de interdição e evitar atrasos.



