As eleições autárquicas de 12 de outubro ditaram algumas mudanças na região do Tâmega e Sousa, com o Partido Socialista a perder as câmaras de Baião e de Resende e o PSD a vencer em Castelo de Paiva.
Nos 11 municípios da região, predomina a onda rosa do PS, mas o PSD subiu e tem agora cinco autarquias. Baião foi a maior surpresa da noite eleitoral, com a coligação PSD/CDS-PP de Ana Raquel a Azevedo a por término a 20 anos de governação PS na autarquia.
A candidata baionense de 33 anos obteve maioria absoluta na primeira vez que encabeçou as listas da coligação a umas eleições autárquicas, obtendo mais 11,01% dos votos que o adversário, o Partido Socialista.
Em Resende, Fernando Silvério, candidato da coligação PSD/CDS-PP também pôs fim a vários anos de governação do PS, conquistando a autarquia com 56,26% dos votos.
Em Castelo de Paiva, Ricardo Cardoso conseguiu virar a autarquia para o Partido Socialista, com 51,31% dos votos, que lhe confere uma maioria absoluta.
Em relação aos restantes concelhos do Tâmega e Sousa, mantiveram-se os mesmo partidos à frente das autarquias.
Em Amarante, venceu a coligação PSD/CDS-PP de António Jorge Ricardo com, 54,47% dos votos, deixando em segundo o PS com 35,32% da votação.
Em Celorico de Basto, foi reeleito José Peixoto Lima, do PSD, com 60,35% dos votos. Uma maioria absoluta que deixou o PS/Nós, Cidadãos! com dois vereadores.
Em Cinfães, Carlos Cardoso do PS conseguiu vencer a autarquia, com 48,58% dos votos, garantindo a continuidade do Partido Socialista no concelho, após a saída de Armando Mourisco. A coligação PSD/CDS-PP obteve 44,68% da votação.
Em Felgueiras, Nuno Fonseca venceu e com a maior margem da região, elegendo sete vereadores. A coligação IL/PS obteve 71,05% dos votos, deixando o PSD/CDS com apenas 19,55%. Nuno Fonseca segue assim para o terceiro mandato à frente dos destinos da Câmara Municipal de Felgueiras.
Em Lousada, saiu Pedro Machado, mas o PS manteve a maioria absoluta com Nelson Oliveira, que venceu com 52,70%. O PS perde um vereador para a coligação PSD/CDS-PP/IL, que obteve 39,72% dos votos.
No Marco de Canaveses, Cristina Vieira avança com maioria absoluta para o terceiro mandato. O PS obteve 48,94% dos votos, perde um vereador, mas garante a continuidade no concelho. A coligação PSD/CDS-PP obteve 39,97% da votação.
Em Paços de Ferreira, Paulo Ferreira assegurou a vitória para o PS, dando continuidade ao trabalho desenvolvido na autarquia com Humberto Brito, que foi presidente entre 2013 e o início de 2025. Paulo Ferreira foi eleito com 50,22% dos votos. O PSD/CDS-PP obteve 33,94%.
Em Penafiel, Pedro Cepeda sucede a Antonino de Sousa, garantindo a continuidade da coligação PSD/CDS-PP na autarquia. Com maioria absoluta, a coligação obteve 53.08% dos votos. O PS conquistou 32,84% da votação.



