O Município do Marco de Canaveses vai avançar com obras de modernização energética em mais quatro escolas do concelho, num investimento de 171 mil euros.
A intervenção incidirá na substituição de caixilharias, estores, coberturas e aplicação de isolamento térmico, que vão melhorar o conforto e a eficiência energética dos estabelecimentos de ensino.
Vão ser intervencionadas a Escola Básica de Favões, em Bem Viver, na Escola Básica de Regoufe, em Banho e Carvalhosa, no Jardim de Infância do Ladário, em Constance, e na Escola Básica de Ladário, em Tabuado.
As intervenções estão agrupadas em dois lotes distintos, ambos com um prazo de execução de 45 dias.
Nas Escolas Básicas de Favões e Regoufe, com um investimento de 47 mil euros, serão substituídas as antigas caixilharias por novas de alumínio, com rutura térmica e vidro duplo, e instalados estores novos.
No Jardim de Infância em Constance e na Escola Básica de Tabuado, para além da substituição integral de caixilharias e estores, a intervenção, orçada em 124 mil euros, vai permitir a colocação de uma nova cobertura em telha cerâmica e a aplicação de um sistema de isolamento térmico pelo exterior (o vulgarmente designado capoto).
“Estas melhorias vão permitir uma maior eficiência energética, reduzir perdas de calor no inverno e manter o interior mais fresco no verão, além de eliminarem infiltrações e correntes de ar”, indica a autarquia, que acrescenta:
“Este investimento reflete o compromisso do município com a qualidade do parque escolar e com a sustentabilidade ambiental”.
Todo o material resultante da demolição será encaminhado para um vazadouro devidamente autorizado, assegurando uma gestão ambientalmente responsável do resíduo.



