Mesão Frio celebrou hoje o Dia do Município com a sessão solene e entrega de medalhas a antigos funcionários da autarquia e seis individualidades do concelho.
A sessão decorreu no Auditório Municipal de Mesão Frio, ao som dos Barro Negro, que levaram música medieval à cerimónia.
Num ato singelo e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na autarquia ao longo de vários anos, o município entregou a Medalha de Bons Serviços Grau Ouro aos funcionários aposentados neste ano e uma a título póstumo, que deixou todos emocionados.
Seguiu-se o reconhecimento pelo trabalho realizada em prol das freguesias, da população e do concelho a quatro ex-presidentes de junta de freguesia, que foram agraciados com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro.
Também com a mesma distinção, recebeu a medalha, a título póstumo, Mário César Teixeira, entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, à esposa, e Aldina Pereira, antiga professora e diretora do Agrupamento de Escolas Prof. António Natividade.
Paulo Silva dirigiu-se aos presentes, agradecendo e enaltecendo o trabalho desenvolvidos por todos os agraciados hoje.
“Não há dia mais gratificante do trabalho autárquico que este dia do município. Evocamos hoje a memória de todos os mesão-frienses que se orgulham das suas raízes e do seu concelho”, começou por dizer o autarca, exortando a “todos a estar ativos e colaborativos na vida social do concelho”.
Paulo Silva falou das celebrações de 2026, relacionadas com as primeiras eleições para a Assembleia da República e os 50 anos do poder autárquico, decorrente das eleições de 12 de dezembro de 1976, lembrando que em Mesão Frio, nessas eleições, foi eleito António da Natividade para liderar os destinos do município.
“É o exemplo desse homem que norteia a minha ação na autarquia e a memória do meu pai que todos os dias procuro honrar”, vincou
A cerimónia terminou novamente ao som dos Barro Negro, que abriram portas à inauguração do Mercado Medieval, que se estende pelo casco histórico da vila de Mesão Frio.



