AUTÁRQUICAS/BAIÃO: Coligação PSD/CDS vence com maioria absoluta e retira ao PS governação de 20 anos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

A coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições autárquicas de 2025 em Baião, conquistando maioria absoluta e retirando ao Partido Socialista uma governação de 20 anos.

Com 51,68% dos votos, a coligação elege quatro mandatos, e o PS, com 40,67% dos votos, elege três.

Ana Raquel Azevedo, Leonido Ribeiro, António Azeredo e Olívia Mendes são os eleitos pela coligação, que terão pelouros atribuídos. Paulo Pereira, Filipe Fonseca e Liliana Castro são os eleitos pelo PS, que serão vereadores sem pelouro.

A noite eleitoral, que ditou uma mudança à direita no concelho onde o atual secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, governou por 10 anos, colocou com mais votos a coligação PSD/CDS (46,59%) para a assembleia municipal, mas o PS (44,28%) tem 10 juntas de freguesia contra quatro da coligação. O Chega elegeu um deputado municipal que, mesmo apoiando a coligação, não é suficiente para a maioria na assembleia municipal. Poderá ser Armando Fonseca (PS) a assumir o cargo.

O PS perde três juntas de freguesia para a coligação PSD/CDS-PP, que mantém o Grilo, tendo conseguido fazer o pleno nessa freguesia, em Campelo e Ovil, no Gove e em Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas.

Apesar do PS ter ganho para as juntas de freguesia de Ancede e Ribadouro, Loivos do Monte e Valadares, perdeu para a câmara municipal e para a assembleia municipal.

A vitória mais expressiva do Partido Socialista de Paulo Pereira foi em Frende, com 67,40% dos votos na câmara municipal, 72,51% na assembleia municipal e 72,26% na assembleia de freguesia.

Em Santa Marinha do Zêzere o PS fez o pleno nos três órgãos autárquicos, mas para a câmara municipal obteve apenas mais um voto que a coligação PSD/CDS.

O Partido Socialista em Baião mantém 10 assembleias de freguesia. São elas Ancede e Ribadouro, Loivos do Monte, Valadares, Frende, Gestaçô, Loivos da Ribeira e Tresouras, Santa Leocádia e Mesquinhata, Santa Marinha do Zêzere, Teixeira e Teixeiró e Viariz.

Em Frende o PS ganhou em tudo, assim como em Gestaçô, Loivos da Ribeira e Tresouras, Santa Leocádia e Mesquinhata, Santa Marinha do Zêzere, Teixeira e Teixeiró e Viariz.

Assim, os presidentes das juntas de freguesia do concelho de Baião para os próximos quatro anos são:

Ancede e Ribadouro – Sérgio Monteiro (PS)

Campelo e Ovil – Alberto Pereira (PSD/CDS-PP)

Frende – Hugo Flávio (PS)

Gestaçô – Fernando Miranda (PS)

Gove – Eduardo Pereira (PSD/CDS-PP)

Grilo – Joaquim Pereira (PSD/CDS-PP)

Loivos da Ribeira e Tresouras – António José Fonseca (PS)

Loivos do Monte – Luís Pereira (PS)

Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas – António Fonseca (PSD/CDS-PP)

Santa Leocádia e Mesquinhata – Alberto Monteiro (PS)

Santa Marinha do Zêzere – Manuel Pereira (PS)

Teixeira e Teixeiró – Jorge Rodrigues (PS)

Valadares – António Carneiro (PS)

Viariz – André Ribeiro (PS)

Publicações Relacionadas:

PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “As Coisas que Faltam” de Rita da Nova

Neste romance de estreia, Rita da Nova conta a história de Ana Luís, que desde criança sente que lhe falta algo essencial: conhecer o pai que nunca viu. A relação difícil com uma mãe fria e dominadora aprofunda esse vazio, e a crença de que o pai será a peça que dará sentido à sua vida guia toda a sua jornada.
Com uma narrativa carregada de emoção, a autora explora temas como identidade, ausência e laços familiares.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template