Cerca de 16.100 eleitores vão escolher, no domingo, dia 12 de outubro, o presidente da câmara municipal, da assembleia municipal e das assembleias de freguesia do concelho de Baião.
A votos vão quatro forças partidárias, as mesmas de há quatro anos, mas com cabeças de lista diferentes em dois partidos.
Baião, cidade do distrito do Porto, tem 174,53 quilómetros quadrados e cerca de 17.534 habitantes. É governada pelo Partido Socialista, que tem como cabeça de lista Paulo Pereira, que se recandidata ao cargo.
O PS em Baião ganhou as eleições de 2021 na câmara municipal e na assembleia municipal e em 13 das 14 assembleias de freguesia do concelho.
Este ano, o PS apresenta-se novamente a votos, com Paulo Pereira a ser recandidato à câmara municipal e Armando Fonseca a recandidatar-se à assembleia municipal.
Pela coligação “Fazer Acontecer” PSD/CDS-PP avança Ana Raquel Azevedo à câmara municipal. A lista da coligação PSD/CDS-PP à assembleia municipal é liderada por Miguel Dinis Correia. A coligação apresenta candidatos a todas as assembleias de freguesia do concelho.
Na corrida às autárquicas em Baião está, ainda, a CDU com Natacha Fernandes para a câmara municipal e Carlos Ferreira para a assembleia municipal.
Pelo partido Chega concorre às eleições autárquicas em Baião Raul Melo à câmara municipal, pela segundo vez, e Susana Amorim à assembleia municipal.
Em 2021, estavam inscritos 16.830 eleitores, tendo votado 11.391 eleitores. A abstenção fixou-se nos 32,32%.



