Cerca de 45.550 eleitores vão escolher, no domingo, dia 12 de outubro, o presidente da câmara municipal, da assembleia municipal e das assembleias de freguesia do concelho do Marco de Canaveses.
A votos vão quatro forças partidárias, menos uma do que há quatro anos, com o Bloco de Esquerda a não entrar este ano na corrida.
Marco de Canaveses, cidade do distrito do Porto, tem 201,89 quilómetros quadrados e cerca de 49.600 habitantes. É governada pelo Partido Socialista, que tem como cabeça de lista Cristina Vieira, que se recandidata ao cargo.
O PS em Marco de Canaveses ganhou as eleições de 2021 na câmara municipal e na assembleia municipal.
Este ano, o PS apresenta-se novamente a votos, com Cristina Vieira a ser recandidata à câmara municipal e Jorge Vieira a recandidatar-se à assembleia municipal.
Pela coligação PSD/CDS-PP avança Mário Bruno Magalhães à câmara municipal. A lista da coligação PSD/CDS-PP à assembleia municipal é liderada por Francisco Sousa Vieira. O movimento tem candidatos a todas as assembleias de freguesia do concelho.
Na corrida às autárquicas em Marco de Canaveses está, ainda, a CDU com Ivo Sousa para a câmara municipal e Isabel Miranda para a assembleia municipal.
Pelo partido Chega concorre às eleições autárquicas em Marco de Canaveses Patrícia Magalhães à câmara municipal e Carla Costa à assembleia municipal.
Em 2021, estavam inscritos 45.388 eleitores, tendo votado 30.247 eleitores. A abstenção fixou-se nos 33,36%.



