A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) vai receber a “CamAlien”, uma câmara de filmar, instalada num veículo que, através de um controlo remoto, permitirá etiquetar as imagens ao observar as plantas invasoras.
A medida resulta da seleção da AMDT para ser Laboratório Vivo, no âmbito do projeto Europeu OneSTOP.
A AMDT participou num encontro promovido pela Associação Biopolis_CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), onde foi apresentada a “CamAlien”. A fase seguinte desta parceria decorrerá até 17 de outubro e é calendarização da passagem daquele equipamento pelos diversos parceiros.
A AMDT recorda que este é um projeto de investigação sobre abordagens inovadoras para deteção, monitorização e priorização de espécies exóticas invasoras. O objetivo da investigação é testar novas tecnologias e sistemas de alerta precoce para deteção e monitorização de espécies invasoras em paisagens reais, bem como estabelecer canais bidirecionais para partilhar atualizações, descobertas e conhecimentos com as partes interessadas envolvidas na gestão das espécies invasores.



