A Bio-Região do Tâmega e Sousa foi oficialmente integrada na IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions, numa cerimónia que decorreu, na quarta-feira, na Quinta de Santa Teresa, em Baião.
A integração naquele organismo é o culminar de um trabalho conjunto, que envolveu diversas entidades e cidadãos da região, coordenado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, com o apoio dos seus 11 municípios, associações, instituições de ensino, produtores, empresas e organizações da sociedade civil.
A cerimónia contou com a presença dos autarcas da região do Tâmega e Sousa, representantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Associação AgroBio, da Confagri, de associações de desenvolvimento local, de cooperativas agrícolas, de confrarias gastronómicas, bem como de produtores e empreendedores dos setores do turismo e da restauração.
As intervenções ficaram a cargo de Emilio Buonomo, presidente da IN.N.E.R., Salvatore Basile, diretor da IN.N.E.R., Paulo Ramalho, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Pedro Machado, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, e o chef Ricardo Costa, embaixador da Bio-Região do Tâmega e Sousa. Todos destacaram o esforço conjunto da região na construção de um futuro mais sustentável, agora reconhecido a nível europeu.
A Bio-Região do Tâmega e Sousa já conta com mais de 70 Parceiros Fundadores e o processo de adesão continua aberto a todas as entidades, empresas e cidadãos interessados em contribuir para um modelo de desenvolvimento mais sustentável e integrado.
A adesão à IN.N.E.R. permitirá ao Tâmega e Sousa trocar experiências com outras Bio-Regiões europeias, aceder a formação especializada nas áreas da sustentabilidade e da economia circular e reforçar o reconhecimento institucional da região como referência em produção sustentável e alimentação saudável.
Qualquer entidade, empresa ou cidadão/ã que deseje contribuir para o desenvolvimento de um sistema alimentar sustentável e circular pode agora juntar-se como Parceiro Fundador da Bio-Região do Tâmega e Sousa, contribuindo ativamente para a construção de um futuro mais sustentável.
Para mais informações, os interessados poderão contactar diretamente a CIM do Tâmega e Sousa.



