Douro em Tons de Rosé não é apenas um evento de vinhos de Mesão Frio, é uma iniciativa que promove o que melhor se faz no concelho e na região do Douro.
O evento arrancou hoje, dentro de um barco, numa viagem pelo Douro, onde as vinhas e as paisagens verdejantes contrastaram com o tom rosé dos 22 produtores que marcaram presença na prova.
Logo pela manhã, o barco acolheu produtores e convidados, entre os quais jornalistas nacionais e internacionais, numa prova que elevou os rosés do concelho e da região, bem como os vinhos do Porto, com os quatro produtores presentes.
A sobremesa foi acompanhada pelos vinhos do Porto, que abriram o mote para as restantes provas, tendo sempre como companhia o rio Douro e as paisagens vinhateiras do concelho Porta do Douro.
A bordo estiveram os reconhecidos Masters of Wine Elizabeth Gabay e Ben Bernheim, um representante da revista Grandes Escolhas e de vários jornalistas especializados em vinhos.
A sobremesa foi acompanhada pelos vinhos do Porto, que abriram o mote para as restantes provas, tendo sempre como companhia o rio Douro e as paisagens vinhateiras do concelho Porta do Douro.
Amanhã, o evento continua com o Salão Nobre da Câmara Municipal recebe as Palestras da Vinha e do Vinho.
António José Magalhães, viticultor premiado e referência na região, partilhará a sua visão sobre “As castas do Douro: um Património a proteger e multiplicar”.
Paulo Russell-Pinto, do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, desafia o público com a pergunta: “Será o Baixo Corgo a sub-região do Douro ideal para a produção de Rosés?”; Elizabeth Gabay e Ben Bernheim conduzem uma prova comentada de 10 rosés internacionais.
Durante a tarde, o Claustro dos Paços do Concelho transforma-se num espaço de descoberta e celebração, com provas e uma mostra de vinhos da Região Demarcada do Douro — uma oportunidade única para provar o melhor que a região tem para oferecer.
O encerramento contará com animação musical e um Porto de Honra para brindarmos juntos ao Douro.



