Marco de Canaveses melhora e implementa novos serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos (C/VÍDEO)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

O Município do Marco de Canaveses avançou com a contratualização dos serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos, num investimento de 27,5 milhões de euros para 10 anos, que prevê um conjunto de novas respostas para a população.

Os novos serviços, bem como as novas viaturas adquiridas pela empresa concessionária, foram hoje apresentados aos presidentes de junta de freguesia, numa sessão que decorreu nos Paços do Concelho.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, esteve acompanhada pelos vereadores Nuno Pinto, Pedro Pinto e Clara Marques, pelos autarcas de freguesia e pelo diretor de serviços da FCC, Cândido Azevedo, que apresentou os novos equipamentos.

Expostos, junto aos Paços do Concelho, estiveram novos contentores e contentores específicos para a recolha de biorresíduos, um dos novos serviços disponibilizados pela concessão, bem como algumas viaturas de recolha e limpeza urbana.

Entre os novos serviços apresentados está o alargamento da limpeza urbana à vila de Alpendurada, Várzea e Torrão e à freguesia do Marco. Também será efetuada limpeza no recinto da feira quinzenal do Marco, aos dias 03 e 15 de cada mês, na Praia Fluvial de Bitetos, durante a época balnear, e junto à Estação de Rio de Galinhas.

Garantida está a recolha de resíduos verdes, a recolha de resíduos de pequenas obras em habitações e a recolha de fibrocimento dos telhados. A limpeza e desinfeção dos contentores passa a ser efetuada todos os meses.

Durante a sessão, vários presidentes de junta colocaram questões e manifestaram algumas preocupações que “a concessionária e autarquia irão estudar caso a caso para tentar resolver”, indicou Joaquim Moura, chefe do departamento do ambiente da autarquia marcuense.

Segundo Joaquim Moura, “a população terá aqui um papel muito importante, dado que passará por cada habitante do concelho a vontade e o bom senso de fazer a separação dos resíduos”.

“Sobre o novo serviço e recolha de biorresíduos, através de um cartão que vai ser disponibilizado à população, saberemos quem mais faz o depósito de biorresíduos no respetivo contentor. E quem mais depositar vai ter benefícios no tarifário, no futuro”, realçou.

Cristina Vieira falou aos autarcas de freguesia e apelou para que passem a mensagem às populações.

“Temos um compromisso ambiental e a vossa ajuda é muito importante, para fazer passar a mensagem à população. Fazemos juntos o esforço para melhorar o ambiente no Marco de Canaveses”, frisou a edil marcuense, acrescentando: “O Marco está no bom caminho, a nossa recolha seletiva situa-se nos 12%, sendo que a média nacional é de 14%, mas podemos melhorar muito”.

Todos os serviços já estão implementados, estando a autarquia a fazer a divulgação dos mesmo junto da população e nas escolas do concelho.

Publicações Relacionadas:

PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “Noite sem Lua” de John Steinbeck

Publicado em 1942, Noite sem Lua (título original The Moon Is Down) retrata a ocupação de uma pequena cidade do Norte da Europa por um exército invasor. Apesar da presença militar, a dignidade e o espírito do povo tornam-se fonte de resistência silenciosa e esperança. Uma poderosa reflexão sobre coragem, patriotismo e o desejo universal de liberdade.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião

Pub

Feed Instagram

Edit Template