O escritor baionense António Mota visitou hoje a Escola Básica de Campelo, em Baião, e foi recebido com teatro, baseado em enxertos dos seus livros, e uma sopa de nabo, retirada do seu livro “O Nabo Gigante”.
Os mais de 150 alunos juntaram-se para homenagear o escritor da terra, proporcionando-lhe uma viagem pelos seus livros e memórias. À chegada, o escritor foi visitar uma exposição, com vários objetos, entre os quais, muitos desenhos do seu retrato feito pelos alunos.
Seguiu-se a apresentação do teatro “As andanças do senhor Fortes”, protagonizado pelos alunos do terceiro ano e que muito fez rir o autor. Outros trechos dos seus livros foram lidos e a tarde terminou com as professoras Ana Paula Pinto e Cândida Inês a protagonizar verdadeiros momentos de animação.
Tendo por base o livro “O Nabo Gigante”, as docentes retrataram a história, por vezes improvisada, e envolveram outros docentes da escola, bem como o diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Nuno Mota, para retirar da terra um nabo gigante. A tarefa foi difícil, mas depois de muita ajuda o nabo saiu, para alegria dos espetadores.
No final, não podia faltar a famosa sopa de nabo, que fez as delícias de António Mota e dos muitos alunos que quiseram provar.



