Devoção a São Brás junta em Baião cerca de 200 mulheres num jantar onde homens não entram

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

São de Baião, do Marco e até do Porto as cerca de 200 mulheres que vão marcar presença, no dia 08 de fevereiro, na 22.ª edição do Jantar das Devotas de S. Brás, uma tradição única no concelho de Baião, onde os homens não entram.

Uma noite onde a devoção a S. Brás é exaltada, mas também onde são destacados os valores da amizade, do convívio e da boa disposição.

À mesa não faltarão os tradicionais enchidos e as papas, prato característico do São Brás, que aquece a alma e os pés, para a animação noite dentro.

As regras ditam que podem participar apenas mulheres, que podem ter entre os 15 e os 100 anos. Surpresas não vão faltar durante a noite, que tem arranque marcado para as 20:00.

O jantar começou a ser realizado em 2002, no restaurante Flor de Baião, com 15 participantes. Parou um ano devido à pandeia de covid-19, mas desde então tem vindo a cumprir a tradição com mais de duas décadas.

Carmen Soares é uma das organizadoras do evento deste ano, cujo grupo fica completo com Claudina Amorim e Susana Freitas, e contou ao nossoterritório.pt que apenas em duas edições do jantar não participou, do qual já foi organizadora duas vezes.

“É um evento que cresceu muito desde a sua primeira edição. Começámos 15 e agora somos cerca de 200, vindas de vários pontos da região, mas sempre com ligação a Baião”, salientou.

A Pensão Borges acolhe o evento há vários anos, dado que é um dos maiores espaços da vila para acolher as centenas de mulheres e porque é premissa da organização que o jantar seja realizado em Campelo e Ovil, freguesia onde o santo tem capela.

É em Almofrela que a Capela de São Brás pode ser visitada. Conhecido como o padroeiro das doenças da garganta, o dia da sua celebração é a 03 de fevereiro.

As inscrições para o jantar das Devotas de São Brás ainda estão a decorrer, até ao dia 29 de janeiro, através do 913 220 772 (Susana Costa).

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template