Os municípios de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende, que compõem a Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), têm disponível, a partir de hoje, um Espaço do Cidadão Móvel e uma Biblioteca Itinerante.
O lançamento dos serviços, inovadores para a região e únicos no país, decorreu hoje, na freguesia de Agilde, no concelho de Celorico de Basto.
O Espaço Cidadão Móvel resulta de um protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a AMDT e os cinco municípios. Trata-se de um ponto de atendimento itinerante que leva mais de 35 serviços públicos às localidades mais afastadas dos centros urbanos e apoia as populações mais isoladas.
O Espaço Cidadão Móvel funciona com rotas e horários geridos mensalmente pela AMDT em coordenação com os municípios, não sendo necessário o agendamento dos serviços.
Presentes na cerimónia de hoje estiveram o secretário-geral da AMDT, Ricardo Magalhães, o presidente da Câmara de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, e o anfitrião, o presidente da Junta de Freguesia de Agilde, Luís Lopes.
Aos presentes, o presidente da junta falou na necessidade do uso do serviço, “que permite resolver vários serviços, sem obrigar a deslocações ao centro urbano do concelho”.
Também o presidente da autarquia celoricense abordou a importância do serviço, destacando “os serviços fundamentais para a aproximar as populações”.
“Nos próximos dias este serviço vai percorrer nove freguesias do concelho. Começou em Agilde, num ato simbólico, porque é a freguesia mais afastada do centro”, completou.
Para além do Espaço do Cidadão Móvel, a carrinha integra uma Biblioteca Itinerante, que conta com 300 livros cedidos pelas bibliotecas municipais dos cinco concelhos da AMDT.
Ricardo Magalhães explicou ao presentes como vai funcionar o serviço, salientando que a “AMDT repescou a ideia da biblioteca itinerante para estimular os mais novos”.
“Temos 300 livros das bibliotecas municipais dos cinco municípios e espaço para receber mais”, frisou.
Quanto ao Espaço de Cidadão Móvel, o secretário-geral da AMDT sublinhou que “os cidadãos poderão tratar de diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, entre os quais alterar a morada do Cartão do Cidadão, ativar a Chave Móvel Digital (CMD), renovar a carta de condução, pedir o certificado do registo criminal, entre outros”.
Novos serviços da AMDT vão estar no Marco de 13 a 17 de janeiro e em Baião de 27 a 31 de janeiro
Os novos serviços da Associação de Municípios do Douro e Tâmega seguem de Celorico de Basto para o concelho do Marco de Canaveses, onde vão estar entre os dias 13 e 17 de janeiro, arrancando no dia 13 de manhã, em Tabuado, seguindo de tarde para Várzea, Aliviada e Folhada, no dia 14 estará, de manhã em Banho e Carvalhosa e de tarde em Santo Isidoro e Livração, no dia 15 de manhã em Paredes de Viadores e Manhuncelos e de tarde em Avessadas e Rosém, no dia 16 de manhã em Sande e S. Lourenço do Douro, de tarde em Penhalonga e Paços de Gaiolo, e no dia 17 de manhã em Alpendorada, Várzea e Torrão.
Depois do Marco de Canaveses, a carrinha seguirá para Resende, entre 20 e 24 de janeiro, para Baião, entre 27 e 31 de janeiro, e depois para Amarante.



