A baionense Ivone Abreu é a nova provedora do Munícipe de Baião, assumindo o cargo “com profunda humildade e sentido de responsabilidade”, referiu, no discurso de tomada de posse.
“Esta tarefa que me foi confiada reforça o meu compromisso com a defesa dos direitos e interesses de cada cidadão deste município, com os quais muito tenho aprendido no desempenho das diversas funções que exerci, visando sempre o superior interesse da comunidade baionense”, acrescentou.
Ivone Abreu tomou posse no sábado, dia 28, durante a Assembleia Municipal de Baião, que reuniu em Gestaçô.
Começando por fazer uma referência aos incêndios que assolaram o concelho de Baião, “reconhecendo os esforços daqueles que se colocam na linha da frente para salvar vidas, e bens”, a antiga vereadora da Câmara Municipal de Baião deixou “uma palavra de agradecimento aos bombeiros, que tantas vezes colocam as suas vidas em risco para defenderem a população, aos autarcas, pela garantia de apoio às populações afetadas, e a toda a comunidade que esteve direta ou indiretamente na linha da frente”.
Na sessão, onde marcaram presença alguns familiares de Ivone Abreu, a nova provedora sublinhou algumas as premissas do cargo, destacando que “o provedor é uma ponte entre os cidadãos e o poder local”.
“Assim sendo, comprometo-me a ser um ouvinte atento, um mediador imparcial e um defensor firme da justiça e da equidade. A minha prioridade é garantir que todos os munícipes tenham oportunidade de ver os seus problemas e preocupações reconhecidos e tratados com a celeridade implícita em cada caso”, vincou, asseverando que “os desafios são muitos, mas com o apoio de todos pode ser promovido um diálogo contínuo e construtivo”.
O regulamento do Provedor do Munícipe, aprovado pela Câmara Municipal de Baião e publicado em Diário da República, defende que “a constituição da figura do Provedor do Munícipe consubstancia um acréscimo de garantias para os cidadãos na medida em que constitui um reforço do acesso e proteção dos seus direitos, liberdades e garantias, assegurando o controle da transparência, da boa administração, e do respeito pela imparcialidade, proporcionalidade, igualdade, justiça e legalidade da atividade administrativa municipal”.
Premissas que Ivone Abreu exaltou, reforçando que “esta função é pautada valores da proximidade, da integridade e do serviço público para criar uma comunidade mais justa, solidária e participativa”.
Agradecendo a “confiança depositada”, disse “sentir-se orgulhosa do trabalho que hoje assume e no qual colocará tudo que aprendeu ao longo da vida, bem como valores que os seus pais lhe transmitiram”.
Ivone Abreu é natural do Fundão, mas o ensino levou-a até Baião, onde escolheu viver e foi professora primária em várias localidades daquele concelho.
Esteve ligada ao setor social do concelho, integrando Órgãos Sociais da OBER e auxiliando a criação do Centro Social de Santa Cruz do Douro. A nível político, Ivone Abreu tornou-se militante do PS em 1999 e, de 2009 a 2015, foi vereadora da Câmara Municipal de Baião, tendo, ainda, assumido funções de vice-presidente da autarquia.
Foi presidente da Comissão Política Concelhia de Baião, eleita em 2018, e desde 2022 a setembro de 2024 foi coordenadora Concelhia das Mulheres Socialistas.



