Maria Miguel Correia foi reeleita presidente da Associação Empresarial de Baião (AE Baião), nas eleições que decorreram no terça-feira, dando início a um novo mandato com foco no desenvolvimento e progresso do tecido empresarial do concelho.
Em entrevista ao nossoterritório.pt, a presidente da AE Baião confessou que “os últimos anos têm sido muito trabalhos, num cargo acarreta grandes responsabilidades”.
“Muitas vezes quem está de fora nem imagina a responsabilidade que é um cargo destes. Estamos a falar de uma associação cujo financiamento próprio é baixo, estamos a falar de quotas e quotas de 60 euros ao ano, por sócio. São muito pouco significativas, mas também não temos intenção de as aumentar, porque também não queremos passar o ónus para o associado, porque sabemos que se o associado pudesse pagar mais dar-nos-iam essa indicação e não é o que acontece, mesmo porque há associados que têm dificuldades”, revelou Maria Miguel.
Da receita da associação fazem ainda parte algumas contabilidades não organizadas e é esse o suporte financeiro da AE Baião, que tem a seu cargo três postos de trabalho, que, segundo a dirigente “acarretam grande responsabilidade, mas também desafia a ir mais além”.
“Quando digo mais além, refiro-me a novos projetos, novas ideias, novas candidaturas e novos sócios. Da mesma forma que nós sabemos que os associados precisam de nós, e têm uma grande vantagem em serem associados, nós também precisámos de novos associados, porque também quanto mais representativos formos, mais força termos junto daquelas entidades que podem, efetivamente, fazer alguma diferença em algumas decisões”, salientou
Atualmente, a Associação Empresarial de Baião conta com cerca de 200 associados com quotas atualizadas, que resultam de um trabalho “quase de limpeza, dado que havia quase 400 empresas associadas, mas não chegavam a uma centena os que tinham as quotas em dia e uma atividade regular com a associação”, indicou Maria Miguel, adiantando que a tendência é o aumento do comércio em Baião.
“Quando entrei para a associação, fazíamos muito trabalho de rua, indo ao encontro dos comerciantes e mostrando-lhes as vantagens de serem associados. Neste momento já acontece o contrário, neste momento já não temos ninguém na rua e são os comerciantes que nos procuraram para se fazer sócios”, revelou a presidente da associação.
Plano de atividades para 2025 conta com diversos eventos que visam apoiar o comércio local
Durante o ano, a AE Baião promove um conjunto de atividades que visam, sobretudo, criar dinâmicas no concelho para captar visitantes e, por conseguinte, alavancar o comércio local.
Maria Miguel Correia avançou ao nossoterritório.pt que a associação irá continuar a promover várias atividades, como o tradicional desfile de Moda Baião, em agosto, que enche a Praça Eça de Queiroz, o Compre em Baião, que está a decorrer, o stock-off em março, a Gala do Empresário e o Baião do Avesso.
No fim de semana, numa parceria com a Junta de Freguesia de Campelo e Ovil, vão decorrer atividades natalícias, como passeios de buggy e o desfile de Pais Natal, que irá levar muitas pessoas à sede do concelho de Baião.
“Temos a certeza que o próximo fim de semana vai ser um sucesso, porque traz muitas pessoas à vila. E nós precisámos dessa dinâmica, que sejam realizadas atividades, mas que o comércio esteja aberto, que é esse o grande objetivo”, sublinhou
A lista vencedora das eleições foi a única apresentada a sufrágio e conta com algumas alterações em relação à última candidatura.
Maria Miguel frisou que, “apesar de algumas alterações, a nova lista, na sua essência, é praticamente a mesma. Há novos elementos que entraram precisamente com a vontade de desafiar a direção a fazer diferente”.
A finalizar, a reeleita presidente da AE Baião acrescentou que “há pessoas a querem regressar a Baião e a investir em Baião.
“Digo-lhes que venham, fiquem aqui, porque nós precisamos de vocês e vocês precisam de nós e nós estamos cá para isso mesmo” realçou.
Conheça a lista vencedora:
Assembleia Geral
Presidente: Ilda Maria de Azevedo Borges, Unipessoal Lda., representada por Ilda Maria de Azevedo Borges
1º Secretario: Angélica Marinha e Gomes Pinto Lda., representada por António Amadeu Gomes Silva Pinto
2º Secretario: Anabela Vieira Pinto
Conselho Fiscal
Presidente: Confeções Manuela & Pereira, Lda., representada por Maria Manuela Pereira
1º Secretário: Jorge Manuel Monteiro Sequeira, representado por Cristina Alexandra Fonseca Leite Sequeira
Relator: Indumeca – Sociedade Industrial Metalúrgica de Baião, Lda., representada por Paula Alexandra Monteiro Belo
Suplente: Quinta & Casa das Hortas – Sociedade Agrícola e Comercial Lda., representada por Pedro Miguel Ribeiro Azeredo
Direção
Presidente: Farmácia Rocha Barros – Sociedade Farmacêutica Lda., representada por Maria Miguel Rocha Barros Dinis Correia
Vogal/Vice-Presidente: Tappas Lalas Unipessoal, Lda., representado por Manuela Alzira Pereira
Vogal/Vice-Presidente: CEIB – Informática e Comunicações Lda., representada por Fernando Emanuel Oliveira Monteiro
Tesoureiro: Pinto & Costa, Serviço de Restauração, Lda., representado por António Manuel Miranda da Costa
Secretário: CMR Eventos Unipessoal, Lda., representada por César Manuel Ribeiro Carvalho
Suplente: nZEBuildings Solutions, Lda., representada por Hélder Filipe Sousa Gomes Pereira
Suplente: Armida Monteiro, Lda., representada por João Filipe Borges Monteiro



