Vários empresários do concelho de Baião participaram hoje numa sessão de divulgação relativa às candidaturas ao Sistema de Base Territorial do Tâmega e Sousa.
Promovida pela Município de Baião, a sessão decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal António Mota, e contou com a presença de Filipe Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Telmo Pinto, primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), e Cristina Santos, coordenadora do Contrato de Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIM do Tâmega e Sousa.
Telmo Pinto abordou os incentivos previstos para o território, avançando que “as empresas terão 14 milhões de euros de apoios, que incluem diversas áreas, como os alojamentos turísticos e investimentos da esfera industrial”.
Seguiu-se a explicação de Cristina Santos, que apresentou os programas e tirou as dúvidas dos empresários do concelho de Baião.
Na sessão, foi divulgado que as candidaturas decorrem até ao dia 30 de dezembro e destinam-se a micro e pequenas empresas que visem expandir ou modernizar a sua atividade, devendo o investimento elegível ser superior a 25 mil euros e inferior 300 mil euros, sendo financiada a uma taxa de 60% (no caso do município de Baião, por estar classificado como território de baixa densidade).
São elegíveis as empresas que desenvolvam atividades enquadradas nos seguintes CAE: Secção B – Indústrias extrativas (CAE 05 a 09), Secção C – Indústrias Transformadoras (CAE 10 a 33), Secção I – Alojamento, Restauração e Similares (CAE 55 e 56) e Secção R – Atividades artísticas, de espetáculos, desportivas e recreativas (CAE 93).



