São catorze, entre os 11 e os 15 anos, e formam a primeira equipa de futebol feminino da Associação Desportiva de Baião (AD Baião) que, no ano de estreia, carimbou a subida à Divisão de Elite do campeonato da Associação de Futebol do Porto.
Motivadas e com vontade de continuar a crescer, as atletas da AD Baião encontram no futebol um espaço de partilha, amizade e muita brincadeira.
O nossoterritório.pt acompanhou um treino das futebolistas, que contam com orientação de Ricardo Campos, como treinador, e Isabel Alves como treinadora adjunta.
No campo de futebol do Prenhô, algumas atletas chegam mais cedo, equipam-se e é no relvado que trocam ideias e experiências, dando uns toques na bola.
O final de tarde de dezembro em Baião é frio, mas é algo que não assusta as jogadoras, que procuram superar-se para atingir objetivos pessoais e do clube.
O timoneiro, Ricardo Campos, que é também um estreante a treinar equipas femininas, disse à nossa reportagem que “trabalhar com a equipa tem sido uma experiência gratificante”.
“As jogadoras são dedicadas e mostram um grande entusiasmo pelo futebol. A cada treino, vejo o progresso delas, tanto individualmente quanto em grupo, o que torna o meu trabalho ainda mais prazeroso”, vincou.
O treino da equipa começa com palavras de incentivo e orientação. Ricardo conhece bem as atletas e sabe como puxar por cada uma, levando-as ao sucesso que tem sido a temporada.
“O segredo para o sucesso da equipa reside na combinação de treino consistente, motivação e um ambiente positivo. Além disso, a colaboração entre jogadoras e staff técnico é fundamental. A união e a paixão pelo desporto são ingredientes essenciais para o que temos alcançado até agora”, destacou o treinador, confirmando que “as meninas são mais aguerridas no futebol”.
“A determinação e a garra das jogadoras são fatores que contribuem significativamente para os nossos resultados. Elas possuem uma vontade incrível de vencer e de se superarem a cada jogo, o que se reflete nas suas atuações em campo”, acrescentou.

No campo, o treino é intenso e não há margem para erros. Focadas e determinadas em chegar cada vez mais longe, as atletas confirmam o gosto de integrar a equipa e a vontade de fazer mais e melhor.
Ricardo Campos acredita que “a equipa tem um grande potencial para competir em níveis superiores”. “Com o trabalho que estamos a realizar e o comprometimento das jogadoras, temos como objetivo alcançar divisões mais altas e, quem sabe, até aspirar a títulos. O céu é o limite!”, disse.
No caminho da equipa feminina da AD Baião estão agora as equipas do F.C. Porto, Rio Ave, Varzim, S.C. Rio Tinto e Hernâni Gonçalves.
A Divisão de Elite tem arranque marcado para o dia 07 de dezembro, em jogo em casa do Rio Ave, a segunda jornada é disputada em casa, frente ao F.C. Porto.
AD Baião quer continuar a apostar no futebol feminino e a criação de uma equipa sénior será o próximo passo
Marco Carvalheira é o coordenador da formação da Associação Desportiva de Baião e é com orgulho que fala das equipas e da evolução da equipa feminina.
“A equipa feminina de futebol da Associação Desportiva de Baião foi formada esta época, como parte de um esforço para promover a inclusão e o desenvolvimento do desporto feminino na nossa comunidade. Desde então, temos visto um crescimento significativo no interesse e na participação”, indicou.
O futebol feminino era uma aposta a AD Baião, “que sempre acreditou que o futebol deve ser acessível a todos, independentemente do género”.
“Decidimos investir no futebol feminino como uma forma de incentivar o desporto entre as jovens da nossa região”, salientou Marco Carvalheira, destacando a evolução da equipa.

“A evolução da equipa tem sido bastante positiva. Neste primeiro ano, enfrentamos desafios típicos de uma equipa em formação, mas com trabalho árduo e dedicação, conseguimos progredir em termos de habilidades, coesão e resultados em campo. Temos notado um aumento no número de jogadoras e uma melhoria nas performances em competições”, frisou.
Sobre os objetivos do clube para o futebol feminino, Marco é perentório a dizer que “os principais objetivos do clube para o futebol feminino incluem o desenvolvimento contínuo das jogadoras, a participação em competições a níveis mais elevados e, com a criação de uma equipa de futebol feminino sénior já na próxima época, bem como, a curto prazo, a promoção do futebol feminino na comunidade, inspirando mais meninas a praticar o desporto”.