Rui Teixeira foi o vencedor da 25.º Grande Prémio de Atletismo de Ancede “Prova da Bengala”, uma edição que juntou mais de 700 atletas e se traduziu num dia festa, não fossem as bodas de prata do evento do concelho de Baião.
Logo pela manhã, apesar do nevoeiro ameaçar o aparecimento do sol, os atletas foram chegando ao Centro Cívico de Ancede, animados e cheios de vontade de percorrer os 10 quilómetros de trilhos da freguesia.
O secretariado foi recebendo os muitos participantes que, de Bengala de Gestaçô na mão, uma das lembranças da prova, mexiam as pernas e os braços, à ordem de Aurora Cunha, madrinha da prova, que os ia incentivando antes do arranque oficial.
“Está frio, toca a mexer, vamos aquecer”, dizia.
Animação, companheirismo e o reencontrar amigos são premissas daquela prova, que teve este ano como coordenador o ancedense e ex-atleta Daniel Guedes.
Este ano, ano dos 25 anos da prova, a Banda Marcial de Ancede entrou no percurso e, junto à linha de partida, tocou o hino do concelho de Baião, abrindo o caminho para o arranque do grande prémio.
À hora marcada, com as centenas de atletas perfilados na linha da partida, Aurora Cunha não dispensou uma “selfie” e o deu o último alinhamento antes da pistola, devidamente empunhada pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, dar o tiro de partida.
Saíram em passo largo, dando o mote para os cerca de 200 participantes da caminhada, que saíram quatro minutos depois. Famílias inteiras, amigos e conhecidos calcorrearam os trilhos delineados pela Associação Desportiva de Ancede (AD Ancede), entidade organizadora.
Augusto Carlos, presidente da AD Ancede, não escondeu a emoção e a alegria de ver a grande massa humana na prova, em dia que o clube tem mais um desafio importante, a segunda eliminatória da Taça AF Porto.
Entre os participantes, há a destacar o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, e a presença do vereador José Lima no arranque e final do evento desportivo.
A linha da meta foi cortada por Rui Teixeira, que mais uma vez venceu a prova, deixando em segundo lugar Rui Pedro Silva e em terceiro Tiago Pereira. Nas mulheres, o primeiro lugar foi para Andreia Santos, o segundo para Laura Silva e o terceiro para Doroteia Peixoto.
Pelo meio das chegadas, cortou a meta Óscar Loureiro, de 84 anos, com quem o nossoterritório.pt falou esta semana e que participa na prova há mais de 15 edições.
Visivelmente satisfeito, Óscar disse à nossa reportagem que “a prova correu muito bem”, embora não soubesse ainda o tempo que tinha feito, “mas tinha a certeza que para trás ficaram muitos atletas bem mais novos do que ele”.
Depois de hidratarem e um primeiro reforço, os atletas foram receber os prémios, que abriram o apetite para o almoço, servido no centro cívico. Durante a tarde a animação vai continuar, com a atuação do Rancho Folclórico de Gestaçô, insufláveis e pinturas faciais para os mais pequenos.



