Óscar Loureiro tem 84 anos e é um dos atletas mais assíduos do Grande Prémio de Atletismo de Ancede “Prova da Bengala”, com mais 15 presenças e confirmada a participação na edição 25 do evento desportivo, que decorre no domingo.
Ao nossoterritório.pt, o atleta, nascido e criado na cidade do Porto, não escondeu a alegria de participar na prova do concelho de Baião, “que é uma prova muita bonita e com percursos de uma beleza singular”.
Recorda bem os primeiros anos que correu em Ancede, ainda a prova era feita da estação para cima. “Custava muito, era uma prova dura, mas mais dura foi quando nos levavam de carrinha e a prova tinha um percurso a descer”, contou.
Questionado sobre o número de vezes presente na prova, Óscar Loureiro pegou nas Bengalas de Gestaçô, uma das lembranças daquela prova, e fez as contas
“Tenho aqui 11, dei duas ou três aos meus netos, uma a um amigo e numa das edições da prova as bengalas não chegaram para todos, portanto, feitas as contas, já serão mais de 15 vezes”, gracejou.
Dedicado ao desporto, Óscar Loureiro jogou futebol e, aos 40 anos, começou a praticar atletismo, atividade que todos os dias pratica, “caso contrário não aguentava as provas”, revelou.
Maratonas, meias maratonas, trail e corrida fazem parte do percurso do atleta, que sai de casa todos os dias, ao final da tarde, para o treino habitual.
“Hoje em dia o treino é mais leve, a idade já começa a pesar”, disse à nossa reportagem, com a humildade de quem abraça o desporto com amor. E continuou: “No início treinava muito, porque queria ganhar, tenho muitas medalhas, fiz muitas meias-maratonas e fui campeão pelo Inatel”.
Óscar Loureiro recorda os tempos antigos e não esquece o amigo Daniel Guedes, o atual coordenador da 25.ª edição do Grande Prémio de Atletismo de Ancede, quando aquele era atleta federado.
“Esta prova em Ancede faz-me encontrar muitos amigos. Durante estes 44 anos de provas fiz muitos amigos e é nestas provas que nos encontramos e recordamos aventuras”, salientou.
No domingo, Óscar Loureiro será o participante mais velho no 25.º Grande Prémio de Atletismo de Ancede. Na linha da partida sairá com a certeza de que “a classificação é o menos importante, o mais importante é participar e rever os amigos”.
O 25.º Grande Prémio de Atletismo de Ancede tem partida marcada para as 11:00, no centro cívico de Ancede. Decorrerá, em simultâneo uma caminhada, que encerrará o Programa Municipal de Caminhadas promovido pela Câmara Municipal de Baião.
FOTO: Inês Saldanha/JPN



