“A conversar podemos eliminar a violência” é o tema do próximo workshop da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro do Tâmega e Sousa, agendado para o dia 23 de outubro.
O evento vai decorrer pelas 09:30, no Auditório Municipal do Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico de Basto, e terá como foco dar a conhecer o impacto da violência doméstica nas competências parentais das vítimas e identificar programas de educação parental desenvolvidos junto delas.
“Com este workshop dar a conhecer o impacto da violência doméstica nas competências parentais das vítimas e apresentar estratégias de empoderamento que lhes permitam lidar com a experiência traumática e promover uma parentalidade consciente”, indica a organização.
O workshop contará com as intervenções de Elisa Veiga, professora auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica, e Teresa Cerqueira Lopes, coordenadora do Gabinete de Apoio à Família de Viana do Castelo. A sessão será moderada por Helena Martinho, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico.
Dirigido aos técnicos das estruturas municipais de atendimento às vítimas da região, este ciclo de workshops é também aberto a entidades com competência em matéria de infância e juventude – saúde, educação, justiça, serviço social, IPSS, associações, CPCJ –, bem como aos demais profissionais que trabalhem com intervenção na área da violência doméstica.
A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 20. Os interessados podem inscrever-se no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt.
O III ciclo de workshops “A conversar podemos eliminar a violência” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo Pessoas 2030 – Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, Portugal 2030 e União Europeia.



