O PSD do Gove lamentou hoje, em comunicado, que “os alertas deixados em abril para a falta de segurança da obra na Rua da Casa Nova, liga a Portela do Gove ao Casal/Lordelo, em Ancede, não tenham surtido efeito e a via se encontre agora intransitável”.
“Na assembleia de freguesia de 19 de abril, a bancada do PSD no Gove alertou para a falta de segurança na respetiva obra. Pedimos a intervenção da Junta de Freguesia, no entanto, o senhor presidente informou que a segurança estaria garantida e que a Proteção Civil já teria tido conhecimento do problema. Pouco ou nada foi feito”, referem os sociais democratas.
Aquela via encontra-se cortada ao trânsito desde o dia 08 de outubro, devido a um deslizamento de terras provocado pelo mau tempo, de acordo com indicação da Câmara Municipal de Baião.
A autarquia informou, na altura, que “a Comissão Municipal de Segurança e Salubridade esteve no local a avaliar a situação, tendo concluído não estarem reunidas as condições de segurança para manter a via transitável”.
O PSD do Gove aponta o dedo ao presidente da junta de freguesia, afirmando que “tem na sua posse documentos que comprovam que o Pelouro do Ambiente e Urbanismo da Câmara Municipal de Baião, pela pessoa do senhor vereador Henrique Gaspar, disse por escrito que: “a Junta de Freguesia, […], com a finalidade de alargar o acesso, procedeu à referida escavação, tendo comunicado que se responsabiliza pela segurança do talude, sendo esta, devidamente salvaguardada”.
“Quase cinco meses depois, infelizmente, viemos a comprovar que tínhamos razão. Pedimos maior atenção por parte da junta de freguesia. Há problemas que podem ser evitados, basta que saibamos ouvir e aceitar algumas sugestões que são dadas. Existem outras situações semelhantes na freguesia, igualmente perigosas, já identificadas e apresentadas pela nossa bancada. Esperamos que este exemplo sirva de lição para futuro”, conclui.
Presidente da Junta de Freguesia do Gove diz que limpeza do mato permitiu descobrir penedo e evitar que alguém se magoasse
Contactado pelo nossoterritorio.pt, o presidente da Junta de Freguesia do Gove, Paulo Eurico, afirmou que “o PSD alertou por causa das obras, mas para a falta de sinalização e não para o que aconteceu agora”.
“Houve, realmente, um corte na frente do penedo, mas ficou desviado do mesmo e não havia sinais de deslizamento. O que aconteceu foi devido ao mau tempo”, frisou o autarca, ressalvando que “a população ficou a ganhar, porque se não tivesse sido efetuada a limpeza das mimosas e do mato, nem se sabia que existia lá um penedo e este podia cair e magoar alguma pessoa”.



