A comunidade de Paços de Gaiolo, no concelho do Marco de Canaveses, juntou-se na noite de sexta-feira, para assinalar os 20 anos do padre Pedro Oliveira na paróquia.
Foi a 03 de outubro de 2004 que o pároco assumiu aquela paróquia e foi com festa que a população quis assinalar a data.
As celebrações arrancaram com uma missa, na Igreja Paroquial de Paços de Gaiolo, seguindo-se um jantar, com direito a música ao vivo e um pezinho de dança.
Participaram no evento alguns familiares do padre Pedro Oliveira, que é natural da freguesia do Gove, no concelho de Baião.
A festa esteve animada e não faltaram os parabéns ao pároco que aproveitou o brinde em sua homenagem para agradecer a presença de todos.
“Hoje estão aqui aqueles que conheço há 20 anos, que estão comigo na igreja. São uma família. Também tenho aqui a minha família de sangue e tenho vocês”, acrescentou.
PEDRO OLIVEIRA CELEBROU ESTE ANO 25 ANOS DA SUA ORDENAÇÃO PRESBITERAL
Pedro Oliveira celebrou este ano 25 anos da sua ordenação presbiteral, que ocorreu a 11 de julho de 1999. A 11 de julho deste ano, o pároco juntou em Sande, uma das suas paróquias, mais de 1.500 pessoas numa festa onde estiveram paroquianos, amigos e a família.
Numa cerimónia religiosa presidiada pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, marcaram ainda presença dezenas de padres amigos e colegas de Pedro Oliveira.
O padre natural do Gove nasceu a 24 de agosto, no dia de S. Bartolomeu, padroeiro do concelho de Baião. Aos 10 anos decidiu seguir a vida religiosa, e foi com espanto que os pais de Pedro, sobretudo a mãe, ouviram a decisão.
Era um menino traquina e o pai António e a mãe Helena pensaram que “ele ia perder tempo”, contou Pedro ao nossoterritório.pt.
O tempo passou e Pedro seguiu o chamamento de Deus, terminado o curso com 23 anos e sendo ordenado com 25, depois de dois anos de estágio que realizou nas paróquias de Seroa e Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira, onde ainda guarda “boas memórias e muitos amigos”.
A primeira missa do padre Pedro Oliveira foi a 18 de julho de 1999, na paróquia do Gove, e regressou, este ano, 25 anos depois, para realizar nova missa naquela igreja para a família e amigos.
Também a 18 de julho, Pedro Oliveira quis festejar os 25 anos de ordenação presbiteral, desta feita com os irmãos, irmãs, sobrinhos e sobrinhas e sobrinhos netos. Não tinha a presença física dos pais, mas nunca foram esquecidos durante as celebrações.
Em ano de celebração, Pedro Oliveira esteve, recentemente, em Roma, onde viu e falou com o Papa Francisco, numa viagem que juntou outros padres. “Uma viagem emocionante, com contacto com o Santo Padre, e que muito marcou este percurso de 25 anos ao serviço da igreja”, salientou.
Depois de ordenado e da passagem por paróquias do concelho de Paços de Ferreira, Pedro Oliveira começa o serviço pastoral nas paróquias de Penhalonga e de Sande, no concelho do Marco de Canaveses, onde ainda se encontra.
Acumulou, então, em 2004, a paróquia de Paços de Gaiolo e, setembro de 2020, a de São Lourenço do Douro, também no concelho do Marco de Canaveses. É adjunto do Vigário da Vara da Vigararia do Marco de Canaveses e assessor responsável para o sector da família na Vigararia de Canaveses.
Em dezembro, o padre Pedro Oliveira será novamente homenageado, com festas dos 25 anos nas paróquias de Penhalonga e Sande.



