Cerca de metade da área da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira afetada pelos incêndios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Cerca de metade da área da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira (PPRSA), que engloba os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, foi afetada pelas chamas, nos incêndios de setembro, avançou fonte da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT).

Os dados, que dão conta de cerca de 10 mil hectares de área afetada pelos fogos, foram avançados durante a primeira reunião do grupo de trabalho Intermunicipal da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, que decorreu no dia 26 de setembro.

O encontro decorreu na sede da AMDT, entidade gestora do projeto, com a presença de técnicos dos municípios que compõem a PPRSA, do secretário-geral da AMDT, e de João Honrado e Joaquim Alonso, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, respetivamente.

“Devido à recente calamidade que afetou a Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, um dos principais tópicos discutidos foi a avaliação da severidade e do padrão dos incêndios ocorridos na semana anterior. Observou-se que as áreas de matos e de povoamentos de pinheiro ou eucalipto sofreram danos mais elevados. Por outro lado, as áreas de carvalhal parecem ter ardido com menor severidade, o que pode ter ajudado a reduzir localmente a intensidade do fogo e facilitado o seu combate”, avança a AMDT.

A agenda da reunião também incluiu a apresentação da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, detalhando a sua caracterização, os seus limites e o regulamento de gestão já em vigor. Além disso, foi apresentado o protocolo estabelecido entre a AMDT, a Associação BIOPOLIS e a Fundação Belmiro de Azevedo.

Foi, ainda, apresentado o geoportal da PPRSA. Este geoportal baseia-se na identificação de indicadores nucleares e nas metodologias de avaliação correspondentes, essenciais para a AMDT na tomada de decisões na área de implantação da PPRSA. Durante a reunião, foram analisadas as informações disponíveis no geoportal, os possíveis modelos de administração e as estratégias de monitorização.

Após a aprovação do regulamento de gestão, é tempo, agora, de iniciar os trabalhos com a preparação de um plano de gestão, que contemplará um programa anual e plurianual de gestão e investimento para a PPRSA, que será, posteriormente, aprovado pela Comissão Diretiva e o Conselho Consultivo da PPRSA.  

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template