Academia de Dança Liliana Castro há 10 anos a colocar Baião a dançar (C/VÍDEO)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Começou com sete alunos e uma aula por semana e hoje, a Academia de Dança Liliana Castro, que completou 10 anos de existência, movimenta mais de 140 alunos e alunas, promovendo espetáculos e várias atividades no concelho de Baião.

Foi em 2014 que Liliana Castro, a mentora do projeto, começou a dar os primeiros passos, depois de terminar a licenciatura. Arrancou com aulas de fitness, mas o sonho de menina era a dança e lançou o projeto.

“Nunca mais me esqueço, comecei numa quarta-feira com sete alunos de várias idades”, contou Liliana ao nossoterritório.pt.

A procura pelas aulas de dança começou a ser muita e Liliana teve necessidade de dividir as turmas por idades e, depois disso, “abriu uma turma atrás da outra”.

“O que me preenche a alma e o coração é a dança e decidi arriscar e criei um espaço meu. Comecei por um espaço mais pequeno, com menos alunos, mas já com outras freguesias a solicitar, como o Gove”, frisou.

O ritmo, a paixão pela dança e o acreditar que era possível fez crescer o projeto da Liliana e, hoje em dia, dedica-se a tempo inteiro à dança, com alunos que vão desde os dois anos de idade aos 18 e turmas em Campelo e Ovil, onde funciona a sede da academia, no Gove e em Ancede e Ribadouro.

Um ano depois da criação da academia surgiu o primeiro convite para um espetáculo e, desde então, o grupo tem proporcionado atividades que aliam a dança ao teatro, com espetáculos temáticos, que esgotam os locais por onde passa.

No palco do Auditório Municipal de Baião, a Academia de Dança Liliana Castro já apresentou os espetáculos “A Bela e o Monstro” e “A Pequena Sereia”, envolvendo os alunos e alunos da academia na dança e no teatro.

“Sou um pouco fascinada por esse mundo de magia e há muito que queria fazer algo diferente e, então, peguei nos alunos e alunas mais velhos e deitamos mãos à obra. Tem corrido bem, temos enchido o auditório e conseguimos chegar a um público diferente, sem ser os pais, os avós ou os padrinhos dos alunos da academia”, frisou Liliana.

Faz parte do reportório da academia a organização da “Noite da Mulher” em Baião, um evento que movimenta várias escolas de dança e centenas de bailarinos e bailarinas.

Também o Carnaval em Baião conta com o contributo da academia, sendo um dos grupos com maior participação, sempre com um tema que confere ao desfile uma mancha colorida de vários metros.

“Sempre vi o Carnaval de casa da minha mãe, que mora no centro da vila, e um ano estava a ver passar o desfile e comentei: para o ano vou levar as minhas meninas no Carnaval. E assim foi e hoje penso que levamos um bom grupo no desfile”, disse Liliana Castro.

As meninas estão em maioria na Academia de Dança Liliana Castro, mas há uma turma de meninos, da qual a professora “muito se orgulha”.

“Começamos com apenas dois meninos, que estavam na turma das meninas, mas começaram a aparecer mais e tive de criar uma turma só para eles”, adiantou Liliana Castro.

A academia conta, ainda, com um grupo de mães de alunas e alunos que ajudam na logística dos espetáculos e que “tranquilizam” Liliana Castro, mas que também lhe lançam desafios, que a professora quer, ainda, deixar guardados.

Desvendado foi já o próximo espetáculo da Academia de Dança Liliana Castro, que é no Natal, nos dias 13 de 14 de dezembro, no Auditório Municipal de Baião.

Integra, também, a oferta da academia aulas de pilates, com Rafaela Costa, que tem três turmas, duas vezes por semana e que estão lotadas, e consultas de nutrição, com Rita Barbosa, “que têm sido um verdadeiro sucesso”, constatou Liliana Castro, acrescentando que “alia o exercício físico à alimentação a pensar no melhor para as pessoas”.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template