A Junta de Freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo e a Câmara Municipal do Marco de Canaveses vão transformar um terreno junto à Igreja de Paços de Gaiolo num local de encontro e com capacidade para receber eventos.
O arranjo urbanístico da Praceta Juiz Conselheiro Dr. José Alfredo Soares Manso Preto, como vai chamar-se o local, arrancará na próxima semana e representa um investimento de 35 mil euros.
O auto de consignação da obra, que tem o prazo de execução de 180 dias, foi hoje assinado, na presença da presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, dos vereadores Nuno Pinto e Pedro Pinto, da presidente da Junta de Freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, Raquel Pereira, de técnicos do município e do empreiteiro da obra.
Aos presentes, o arquiteto responsável pelo projeto, Bruno Costa, explicou que “a obra é um bom exemplo de que os espaços vazios têm importância. É um miradouro, um sítio de encontro, que terá zonas de sentar, zonas de estar de pé, zonas de sombra e um abrigo”.
Raquel Pereira agradeceu o apoio da Câmara do Marco de Canaveses para a concretização da obra, lembrando o processo “difícil” para conseguirem arrancar com a intervenção.
Perante dezenas de pessoas, a presidente da junta de freguesia elencou algumas das intervenções na freguesia, garantindo que tudo fará para melhorar as condições da população.
Cristina Vieira falou do “espaço pequeno” da intervenção, mas que “ficará irreconhecível” depois de intervencionado.
“Este espaço poderá servir de apoio à igreja, mas também de utilização das associações e instituições da freguesia. É uma obra de grande importância para as pessoas e para a junta de freguesia”, rematou.
A edil marcuense falou, ainda, de algumas obras na freguesia, revelando que entre obra feita e a decorrer o investimento municipal ascende a mais de um milhão de euros.
Cristina Vieira abordou a requalificação da prainha, uma obra ansiada pela freguesia, e para a qual “falta o parecer da Agência Portuguesa do Ambiente”.
“É uma obra importante em termos turísticos. Os clientes dos hotéis fazem o percurso a pé e será mais um atrativo para a freguesia e para o concelho”, frisou, indicando que a obra “está no orçamento da câmara para 2024”.
No final da cerimónia, a comitiva deslocou-se a Fandinhães, junto à capela, onde foi visitar uma intervenção da autarquia e realizar um lanche convívio.



