A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) aprovou o orçamento para 2026, no valor de mais de 620 mil euros, que “reforça a aposta na promoção do território”, indica fonte da instituição.
O documento foi aprovado por unanimidade, na reunião do Conselho Diretivo da AMDT, realizada a 12 de dezembro.
Em comunicado, a associação refere que se trata de um orçamento “que reflete as aspirações dos municípios associados”.
O documento centra-se num conjunto de atividades, projetos e ações na linha do que tem sido o papel da AMDT na promoção e concertação de estratégias municipais na promoção da Região e do seu vasto património natural, cultural e histórico.
Para o presidente da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Jorge Ricardo, “é um documento marcado pela necessidade de garantir um efetivo e rigoroso controlo da execução orçamental num contexto de algumas restrições, quer económicas, quer financeiras de âmbito municipal”.
“O orçamento para 2026 foi elaborado tendo em conta o contexto atual da economia portuguesa, bem como das medidas em curso quanto à reforma do poder local”, acrescentou o responsável.
De referir que a Associação de Municípios do Douro e Tâmega, para além de dar continuidade aos projetos já consolidados, como a Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, o Projeto Verde Sentido, o Guided By Nature e o Espaço Cidadão Móvel e Biblioteca Itinerante, irá prosseguir com a sua função de captação de fundos comunitários liderando processos de candidatura no Norte 2030.



