A presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, anunciou que a autarquia está a preparar o lançamento do programa “Baião Atrai”, que será composto por uma equipa multidisciplinar com a missão de captar investimento.
A autarca indicou que “se trata de uma equipa cujo a missão será de captar investimento, promover os produtos endógenos, ouvir os empresários, reduzir burocracias e custos de contexto de forma transversal em todos os departamentos e serviços da Câmara Municipal de Baião”.
“Esta equipa será reduzida, multidisciplinar, funcional e de vital importância na consecução do desiderato que queremos alcançar. Será coordenada por uma pessoa de elevado reconhecimento e experiência e contará com o envolvimento da estrutura da câmara, de um empresário e, caso esteja disponível, como não podia deixar de ser, da Associação Empresarial de Baião”, explicou Ana Raquel Azevedo que, durante a Gala do Empresário de Baião, lançou o desafio a Maria Miguel Correia, presidente da Associação Empresarial de Baião, a qual aceitou.
Ana Raquel Azevedo, dirigindo-se aos muitos empresários presentes na gala, vincou que “o apoio da autarquia às empresas não se circunscreverá pela simples bonificação fiscal na derrama e no IMI”, avançando que “a câmara municipal está a trabalhar numa estratégia de marketing territorial, que inclui a modernização da imagem do concelho, reformulação dos eventos gastronómicos, uma estratégia que promova o turismo, hotelaria e gastronomia, mas também uma estratégia que atraia investimento, construção e habitação, mostrando ao país que viver em Baião é viver num concelho com ferrovia, a menos de uma hora do Porto, onde é possível desfrutar de cultura, desporto, natureza e qualidade de vida”.
“Trabalharemos em paralelo noutras áreas adjacente à economia e às empresas, no urbanismo, com respostas mais rápidas e um apoio proativo dos, nos serviços municipais, no ordenamento, projetando novas áreas de acolhimento empresarial e a alteração do regulamento do PDM e, claro, na educação, queremos ir à raiz do problema e trabalhar conjuntamente com os diretores dos agrupamentos escolares para apostarmos em áreas formativas direcionadas à procura do nosso tecido empresarial”, salientou.
Também no plano institucional e simbólico, a autarca “procurará marcar a diferença” e, nesse sentido, “tenciona fazer visitas mensais ao comércio local”.
“Em meu entender, essa é também a função de uma presidente da câmara: ir ao vosso encontro, sentir o pulso ao comércio local, perceber os vossos anseios e ouvir as vossas sugestões. Porque, e volto a repetir: o meu sucesso será medido pelo vosso sucesso”, concluiu.



