Cerca de duas dezenas de cuidadores informais do concelho de Baião reúnem-se mensalmente, desde outubro de 2023, para um encontro que visa proporcionar momentos de relaxamento, animação e partilha de experiências.
O grupo é acompanhado por Ângela Pinto, enfermeira da UCC Baião, por Manuela Queirós, da Segurança Social, e por Dália Cunha, técnica da Câmara Municipal de Baião, que integram as entidades dinamizadoras das atividades.
“Baião + Cuidador” é o nome do projeto que, aos dias oito de cada mês, junta os cuidadores informais, por norma, na Biblioteca Municipal António Mota, onde decorrem as sessões.
Hoje, no Dia Mundial do Cuidador Informal, quatro cuidadoras quiseram partilhar a sua experiência e fizeram-no num vídeo cheio de emoção e amor.
De há dois anos para cá, os cuidadores, oriundos de várias freguesias do concelho de Baião, encontram nesta reunião um momento de reflexão e entreajuda, sendo desafiadas pelas técnicas a partilhar os receios e o que de bom têm no dia a dia.
Ouviram psicólogos, receberam informação sobre a leitura e interpretação da rotulagem alimentar, participaram em sessão de ergonomia, visitaram o Mosteiro de Ancede, foram ao cinema, participaram numa sessão sobre relaxamento e fizeram yoga.
Momentos únicos, que os tiram da rotina do dia a dia e lhe proporcionam novas vivências.
O projeto “Baião + Cuidador”, desenvolvido em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Baião, recebeu o Selo de Prata da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
Baião destacou-se entre 70 candidaturas, alcançando a categoria Prata, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, que tem como foco ações como formação específica para cuidadores, apoio psicológico e a criação de uma rede local de partilha de experiências.



