A coligação “Fazer Acontecer” PSD/CDS-PP, liderada por Ana Raquel Azevedo, venceu hoje as eleições autárquicas em Baião, conquistando a câmara municipal, liderada há 20 anos pelo Partido Socialista.
Com 51,68 %, a coligação deixou em segundo o PS, com 40,67%, em terceiro o partido Chega, com 4,30% e em quarto a CDU com 1,25%.
De referir que a coligação venceu, para a câmara municipal, em sete das 14 freguesias do concelho, sendo que em Santa Marinha do Zêzere a diferença para o PS foi de apenas um voto.
Assim, a coligação elege Ana Raquel Azevedo para presidente da autarquia, Leonido Ribeiro, António Azeredo e Olívia Mendes.
Do PS foram eleitos Paulo Pereira, Filipe Fonseca e Liliana Castro, que irão desempenhar funções de vereadores sem pelouro.
Coligação com mais votos para a assembleia municipal e Chega elege um mandato
A coligação PSD/CDS-PP venceu na assembleia municipal, com 46,59 %, conquistando 10 mandatos, ficando em segundo o PS, com 44,28 %, também com 10 mandatos, e o partido Chega com 5,51, que consegue, pela primeira vez em Baião, eleger um mandato.
Coligação conquista quatro assembleias de freguesia, três eram do PS
A coligação PSD/CDS-PP passa de uma assembleia de freguesia, em 2021, para quatro em 2025, tendo conquistado ao PS o Gove, Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas e Campelo e Ovil.



