O Município do Marco de Canaveses está a requalificar um conjunto de vias estruturantes do concelho, nomeadamente a ligação da freguesia do Marco à freguesia de Alpendurada, Várzea e Torrão, pela EN 210.
Em curso está a obra de repavimentação do troço Alpendurada – Avessadas, integrada no plano de reabilitação de vias estratégicas do concelho, com um investimento de 657 mil euros, excluindo as obras de redes de água e saneamento.
A obra inclui a aplicação de novo pavimento betuminoso, pinturas rodoviárias, passadeiras e bandas cromáticas, com o objetivo de reforçar a segurança rodoviária e o conforto na circulação.
Em declarações aos jornalistas, Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, avançou que “esta intervenção complementa a reabilitação da estrada entre Avessadas e Marco, onde foi recentemente instalada rede de água e saneamento, num investimento de quase dois milhões de euros”.
“Com estas duas empreitadas, a ligação entre os dois polos urbanos – Marco e Alpendurada – ficará integralmente requalificada. Estas obras beneficiam diretamente as freguesias de Alpendurada, Várzea e Torrão, Bem Viver, Vila Boa do Bispo, Avessadas e Rosém e Marco, além de todas as empresas e cidadãos que circulam diariamente no baixo concelho”, constatou a autarca, numa visita às obras.
Também a Avenidas dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses vai ser requalificada, num investimento superior a 292 mil euros, “outra artéria fundamental para os marcuenses e para as empresas e cuja requalificação se iniciará de seguida”, avançou Cristina Vieira.
Ainda para Alpendurada, Várzea e Torrão, o município vai avançar com o projeto de requalificação para a reta de Alpendurada, que incluirá instalação de infraestruturas elétricas e águas pluviais, criação de passeios, enterramento de cabos elétricos e de telecomunicações, plantação de árvores e valorização urbanística da via.
Segundo a presidente da autarquia, “este projeto já está entregue a uma equipa técnica externa para avançar logo que possível”.



