O Festival do Anho Assado com Arroz de Forno de Baião vai juntar no mesmo espaço o que de melhor se faz no concelho, nos dias 25, 26 e 27 de julho, tendo como artista principal Mónica Sintra.
Gastronomia, vinhos, doçaria e o artesanato vão estar em destaque num evento que reúne, ainda, grupos de animação concelhios e um festival de folclore que abre portas a ranchos da região.
Serão três dias dedicados a Baião, à sua história e tradição, consolidando um evento que recebe milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país.
“O pilar do festival é o anho assado, o arroz de forno e até as batatas assadas, tudo confecionado em forno a lenha. Estes condimentos juntam-se à animação e estou convencido que será mais um grande evento para o concelho”, adiantou José Lima, vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, ao nossoterritório.pt.
Criado para trazer pessoas ao concelho, hoje em dia o festival tem mais um papel de montra daquilo que se faz em Baião, dado que, segundo o vereador, “as feiras foram criadas para trazer pessoas ao território e isso já foi conseguido. Durante o ano inteiro os restaurantes recebem visitantes e recebem bem”.
Também os vinhos vão estar em destaque no festival, sobretudo de casta Avesso, que é a mais tradicional no concelho, complementando as cerca de 500 refeições que podem ser servidas em simultâneo pelos dois restaurantes presentes no evento.
À mesa chegará anho de criadores do concelho, que têm vindo a ser apoiados pela câmara municipal, no pagamento da sanidade animal, “garantindo que o produto quando chega à mesa é um produto de qualidade”, referiu José Lima, acrescentando:
“Não tenho dúvidas que vamos ter mais um grande fim de semana, que nos vai pôr a todos à prova, mais uma vez, testando se temos condições e somos capazes de continuar a manter esta forma de fazer as coisas e de receber bem as pessoas, que é o fundamental”.
A abertura do certame está agendada para sexta-feira, dia 25, pelas 19:00, com animação o grupo de bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara de Baião. a noite é preenchida com o grupo de concertinas e bombos de São Tiago de Queimada e a atuação da Banda Marcial de Ancede.
No sábado, dia 26, a feira abre pelas 10:00 e, ainda de manhã, anima o certame o grupo “Arribamonte”. Às 15:30, está agendado um sunset com Peter P., no espaço lounge da tenda gigante, instalada na Feira do Tijelinho. Pelas 20:00, atua a Associação Cultural de Concertinas do Lameirão e o concerto de Mónica Sintra está agendada para as 22:30.
No domingo, o dia é de folclore, mas antes anima o certame o grupo “Badanecos”, a partir das 11:00. Às 12:00, é o grupo de concertinas “Joaquim Nogueira” que leva música à tenda para depois, a partir das 15:30, o festival de folclore encher o palco. Participam no festival o Rancho folclórico de Quintã, de Soalhães, Rancho de Santa Luzia, de Mondim de Basto, Rancho Folclórico de Abragão, de Penafiel, e o Rancho Folclórico de Baião. antes do encerramento do Festival do Anho Assado com Arroz de Forno de Baião, sobe ao palco o duo “Pedro e Andreia”.



