José Manuel Vicente tomou posse como diretor do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião (C/VÍDEO)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

José Manuel Vicente tomou posse, na segunda-feira, como como diretor do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião, substituindo Manuela Miranda, que ocupou o cargo durante 16 anos.

Na biblioteca da escola sede do agrupamento, foram muitos os docentes, amigos e familiares que se juntaram para assistir ao ato, onde estiveram também presentes o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a vereadora da Educação, Anabela Cardoso, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, o diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Nuno Mota, e o eleito diretor do Agrupamento de Escolas de Eiriz, Nelson Carneiro.

Num discurso emocionado e de agradecimento, Manuela Miranda falou da “aventura” de ter aceite o cargo há 16 anos, “com pouca experiência, mas com muita energia”.

“Já passaram 16 anos, continuamos com muita vontade, mas capacidade de trabalho, de energia já vão faltando”, constatou, lembrando as “aprendizagens e os anos de crescimento pessoal e profissional”.

Manuela Miranda elencou as equipas que a acompanharam, mas também os docentes, o pessoal não docente e toda a comunidade educativa.

“Tive a sorte e o privilégio de ter contado com o trabalho e a colaboração de profissionais competentes e dedicados, com grande capacidade de adaptação, quando os tempos difíceis assim exigiram, e que ajudaram na nossa missão de construir uma escola capaz de responder aos desafios do seu tempo, uma escola centrada nas pessoas, onde cada um possa encontrar um espaço de realização, de crescimento e de afirmação pessoal”, vincou.

A ex-diretora não esqueceu os parceiros e a eles deixou, também, um agradecimento, “por acreditar na sua equipa, por apoiarem e por caminharem juntos no planeamento e concretização de tantos projetos e atividades, que contribuíram para um sucesso mais sustentado dos alunos e ajudaram a elevar o nome do agrupamento”.

Manuela Miranda deu os parabéns ao novo diretor, desejando-lhe “as maiores felicidades”.

“Sei que continuará este trabalho com competência, visão e humanidade”, realçou, acrescentando: “Vicente, poderás sempre contar comigo e sei também que poderás contar com o apoio desta maravilhosa comunidade”.

Também Paulo Pereira se dirigiu aos presentes e não deixou de lembrar a evolução da área educativa no concelho, assinalando a “gratidão” pela partilha de visão na reorganização do parque escolar.

“Foi um bom caminho e, por isso, tenho de agradecer às direções das escolas e à forma como agarraram isto”, disse.

Sobre a direção cessante do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião, o autarca frisou que “houve e há uma relação leal”, sublinhando, por outro lado, “que não se resolveram todos os problemas, mas sempre houve total empenho do agrupamento”.

Ao novo diretor do agrupamento, Paulo Pereira desejou sorte e pediu para “manter o comboio em andamento”.

“Não tenho muitas dúvidas de que irá correr bem, já está entrosado e continuará a fazer pelos nossos alunos aquilo que se tem vindo a fazer. Na câmara, encontrará um parceiro leal”, finalizou.

José Manuel Vicente apresenta um projeto “com uma visão humanista e comprometido com o sucesso e o bem-estar dos alunos”

José Manuel Vicente destacou a importância da escola, salientando que “acredita que só através de uma liderança próxima, colaborativa e mobilizadora se pode continuar a fazer do agrupamento uma referência de qualidade educativa, de inclusão e inovação”.

Há vários anos no agrupamento como professor e, mais recentemente, adjunto da direção, José Manuel Vicente diz “conhecer bem os desafios e as potencialidades da escola, escutando professores e alunos, dialogando com famílias e com a autarquia, e é com base nesse conhecimento, mas com olhar renovado e estratégico que se apresenta a diretor”.

Um projeto “com uma visão humanista”, refere o novo diretor, “comprometido com o sucesso e o bem-estar dos alunos” e assente “na qualidade pedagógica e inovação educativa, na educação inclusiva e o bem-estar, na promoção de estilos de vida saudáveis e da educação para os afetos e para os direitos humanos, e na abertura à comunidade e à sustentabilidade, com projetos intergeracionais, culturais, ambientais e de articulação com a autarquia, com as juntas de freguesia, as instituições locais e os parceiros nacionais e internacionais”.

José Manuel Vicente defendeu, ainda, “uma escola onde todos contam, onde todos aprendem e onde todos são chamados a construir”.

“Acredito que podemos continuar a ser um exemplo de escola do interior, que faz a diferença, que combate desigualdades e constrói oportunidades. Conto com todos e o meu compromisso é com todos”, concluiu.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template