Relaxar com uma sessão de yoga foi a atividade proposta pelo Projeto Baião +Cuidador, que juntou cuidadoras informais do concelho na Biblioteca Municipal António Mota.
Recebidas pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, e pelo vereador dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, as cuidadoras participaram numa sessão diferente, que teve como professora Tamara, ucraniana refugiada em Baião.
Paulo Pereira agradeceu às entidades envolvidas no projeto, frisando que “a autarquia valoriza muito o papel dos cuidadores informais”.
“Um papel pouco conhecido da nossa sociedade, mas em linha do que temos vindo a dizer, que uma estrada ou uma infraestrutura só é importante na medida em que serve as pessoas”, acrescentou.
O edil baionense avançou, ainda, que a “autarquia tem em cima da mesa a possibilidade, não para este mandato, de arranjar um ou dois dias por ano, em articulação com uma IPSS’s, para quem quiser tirar uns dias e tratar de si própria”.
Antes de deixar a sessão decorrer, Paulo Pereira ofereceu uma rosa às cuidadoras informais e a Tamara, assinalando mais uma atividade do projeto, que foi implementado em 2023 e já recebeu o Selo Prata da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um reconhecimento que valoriza as boas práticas de apoio a quem desempenha este papel fundamental na sociedade.



