ULS do Tâmega e Sousa anuncia passagem da Extensão de Saúde de Eiriz a USF em dia de inaugurações em Baião (C/VÍDEO)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

O presidente da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, José Luís Gaspar, anunciou hoje que a Extensão de Saúde de Eiriz, no concelho de Baião, passa a Unidade de Saúde Familiar, integrando a unidade de Santa Marinha do Zêzere.

O anúncio foi feito no decorrer da inauguração da requalificação da Extensão de Saúde de Eiriz, hoje realizada, e que contou com a presença do secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Rocha Fernandes.

José Luís Gaspar garantiu que “nunca esteve em causa o encerramento da Extensão de Saúde de Eiriz, o que se esteve a fazer foi encontrar a melhor solução para os utentes”.

O presidente da ULS do Tâmega e Sousa disse, ainda, que “foi feito um grande investimento naquele edificado, que irá permitir, para além daquilo que são os cuidados primários, descentralizar consultas, como o caso da psicologia, que vai dar resposta aos concelhos e Baião, Resende, Cinfães e Marco de Canaveses”.

“Vejam a importância, quando nós reformularmos e reequipamos instalações, permite-nos ir muito além daquilo que é a função inicial, que é o que está a acontecer neste momento. Vamos ter em Eiriz respostas para quatro municípios”, vincou.

Hoje, o Município de Baião procedeu, também, à inauguração das extensões de saúde de Gestaçô e da Teixeira, que completam um conjunto de quatro requalificações no valor de cerca de 900 mil euros.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, falou “num dia feliz e da vantagem de ser autarca, que permite participar em momentos como estes”.

“Garantir condições para que estas obras sejam possíveis, que são obras que servem pessoas, naturalmente, que ficámos muito satisfeitos, não só por aquilo que tem sido a evolução dos últimos tempos, nas respostas diversas na área da saúde, mas pelo anúncio da passagem da Extensão de Saúde de Eiriz ao modelo USF, que garante, para além daquilo que é cobertura total de médicos de família, que um médico seja substituído em caso de baixa ou férias”.

O autarca falou sobre a evolução na saúde no concelho, lembrando a “resposta 24 horas em termos de urgência, bem como a Unidade Móvel de Saúde, que leva repostas de saúde primária ao encontro da população”.

Governo elogia projeto da Unidade Móvel de Saúde de Baião

O secretário de Estado da Gestão da Saúde, que acompanhou as inaugurações, elogiou o projeto do Município de Baião, em parceria com o Centro de Saúde de Baião, que leva cuidados primários às freguesias através de uma viatura equipada com um enfermeiro e várias respostas médicas.

Francisco Rocha Fernandes disse “ser um excelente exemplo”. “Neste caso é o hospital, são os cuidados de saúde, que se deslocam, que chegam a casa de quem não pode sair e, sobretudo, numa região mais circunscrita, como esta”, frisou, acrescentando “que pode ser uma medida para ser replicada noutras regiões do país e muito apreciada pelas pessoas”.

O governante deixou, ainda, um agradecimento aos profissionais de saúde envolvidos nestas extensões de saúde hoje inauguradas e evidenciou que “hoje é um dia de festa para esta região, para o concelho de Baião”.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template