Tresouras ganhou hoje um novo espaço lúdico, que complementa o centro cívico da localidade, com a criação de um polo de lazer e convívio intergeracional.
Com vistas únicas para a paisagem verdejante da freguesia, no novo espaço foram construídos um parque infantil, instalações sanitárias, zonas verdes, colocada iluminação pública e equipamento de fitness.
O novo espaço foi hoje inaugurado na presença do presidente da União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, António José Fonseca, do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, e dos vereadores Anabela Cardoso e Filipe Fonseca.
Aos presentes, o autarca da freguesia destacou o “recinto e espaço espetacular, que se une ao centro cívico e o complementa”.
“Penso que a população irá usar muito este espaço e peço que o usem, pois isto é para ela”, disse António José Fonseca, revelando que “a obra surgiu para manter a freguesia viva, manter aqui as pessoas e para quem vem de fora possa também usufruir”.
O presidente da junta agradeceu aos técnicos da câmara, a Jorge Sequeira, responsável pelo projeto, e a Paulo Pereira e à sua equipa, “por ajudar a colocar em prática os compromissos da freguesia e do concelho”.
Desenvolvido num terreno integrado no atual centro cívico, o projeto permitirá um novo enquadramento paisagístico e funcional ao local, promovendo uma utilização mais dinâmica e acessível por parte da comunidade.
Paulo Pereira falou no investimento global do espaço, construído em três fases, que ascendeu aos 350 mil euros, mas que permitiu “devolver as antigas escolas à população e criar um espaço de convívio, que possa trazer as pessoas ao terreiro”.
O edil baionense enalteceu a obra, “que dignifica a localidade” e que concretiza mais um objetivo da autarquia em dar uso aos edifícios das antigas escolas primárias.
“Hoje, praticamente, todas as escolas foram devolvidas à sociedade, quer às juntas de freguesia, que depois as usam e podem dispensar espaços diferentes ao movimento associativo, quer seja através da criação de habitação social, como já aconteceu com a escola de Paredes de Baixo e outras que estão a ser requalificadas para esses fins”, salientou Paulo Pereira.
Depois do descerrar a placa, os presentes fizeram uma visita ao novo espaço e ao já edificado, constatando a beleza da obra.



