O Município de Baião vai reforçar o programa “Patrulha de Baião”, para a época de incêndios 2025, passando de 24 para 60 o número de jovens participantes, anunciou a autarquia.
A medida integra o Plano Operacional Municipal (POM) para 2025, documento que foi aprovado em reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Baião.
A iniciativa “Patrulha Baião”, que acolhe jovens provenientes do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), tem com destinatários jovens entre os 14 e os 30 anos.
“O projeto de vigilância florestal que será expandido com recurso a verbas municipais”, indica a autarquia.
Filipe Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e vereador responsável pela Proteção Civil, referiu que “o reforço da ‘Patrulha Baião’ é um bom exemplo de como o envolvimento da juventude e o investimento municipal se podem traduzir em benefícios concretos para a proteção do território”.
“Estamos a construir uma rede de cooperação eficaz entre todas as entidades, com vista a garantir maior segurança às nossas populações e a preservar os nossos recursos naturais, que é uma prioridade deste executivo”, acrescentou.



