A Câmara Municipal de Mesão Frio apoiou, com 50 mil euros, a aquisição de uma ambulância de socorro para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio.
A viatura é destinada à prestação de serviços no âmbito do protocolo com o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.
O apoio surge na sequência de um novo protocolo celebrado entre o INEM e a Liga de Bombeiros Portugueses, que impõe novos critérios para a prestação de socorro pré-hospitalar, nomeadamente no que respeita à idade das viaturas que não poderão ultrapassar os seis anos de operacionalidade. A atual frota dos bombeiros de Mesão Frio, composta por duas ambulâncias com 16 e sete anos, já não se encontra em conformidade com as exigências impostas.
A nova viatura, cujo investimento é de cerca de 81 mil euros, representa um reforço essencial na modernização dos meios técnicos disponíveis, possibilitando uma atuação mais célere, eficiente e segura, face aos desafios crescentes no domínio da proteção civil.
Este apoio municipal fundamenta-se nas competências próprias da autarquia, previstas na Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, que confere aos municípios responsabilidades no domínio da ação social e da proteção civil.
“Com este investimento, o executivo municipal reforça o seu compromisso com a valorização dos agentes de socorro e com a defesa intransigente da segurança e qualidade de vida dos seus munícipes”, indica a autarquia.



