O baionense José Luís Carneiro foi eleito deputado do Partido Socialista à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Braga.
José Luís Carneiro foi presidente da Câmara de Baião, entre 2005 e 2015, presidente da Assembleia Municipal de Baião, entre 2017 e 2021, e desempenhou funções de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no primeiro Governo liderado por António Costa, entre 2015 e 2019, no XXI Governo Constitucional.
A sua representação na Assembleia da República começou em fevereiro de 2005, quando foi eleito deputado na X Legislatura da Terceira República Portuguesa, pelo círculo do Porto, voltando a ser eleito deputado em 2015 e 2019.
Desempenhou o cargo de ministro da Administração Interna no XXIII Governo da República Portuguesa, Governo que foi dissolvido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência de uma investigação sobre os negócios de lítio e hidrogénio, que envolverá António Costa.
Em dezembro de 2023, foi candidato a secretário-geral do PS, tendo obtido 36% dos votos, contra 62% de Pedro Nuno Santos.
Em 2024, integrou o XXIV Governo Constitucional da República Portuguesa, também como deputado eleito pelo círculo eleitoral de Braga.



