A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa vai comemorar o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, no dia 08 de abril, com um programa cultural dedicado ao legado literário do escritor.
Designado de “Douro, Tâmega e Sousa evoca Camilo”, o evento decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis, em Paços de Ferreira, entre as 15:30 e as 16:45.
Sendo o dia 08 de abril também o dia em que se assinala o 3.º aniversário da constituição da RELER – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Douro, Tâmega e Sousa, que tem como objetivo melhorar o serviço prestado aos munícipes e a todos os cidadãos, fomentando o trabalho colaborativo e a oferta partilhada de serviços à comunidade, e tendo presente que, de acordo com o Manifesto da IFLA-UNESCO para as bibliotecas públicas, “Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social”, constituindo-se como locais privilegiados para o desenvolvimento cultural, educativo e literário, a CIM do Tâmega e Sousa, através da RELER, pretende assinalar o bicentenário do nascimento de Camilo de Castelo Branco, figura central da literatura portuguesa, com um evento dedicado ao autor, à sua obra e à sua ligação à nossa região, refletida em alguns dos seus escritos.
No dia 08, na Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis, o programa será um convite a ouvir e a assistir a leituras, reflexões, músicas e conversas das diferentes entidades e personalidades ligadas à cultura da região do Douro, Tâmega e Sousa, incluindo a companhia Jangada Teatro. O programa completo segue em anexo.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, limitada à lotação do espaço. Os interessados podem inscrever-se no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt.



