Autarcas da região lançam petição na Assembleia da República pela construção de nova ponte sobre o Rio Tâmega

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Os presidentes das câmaras de Baião, Marco de Canaveses, Cinfães e Resende uniram esforços e submeteram uma petição através da plataforma da Assembleia da República para exigir a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tâmega.

A petição precisa de 7.500 assinaturas até 13 de abril, para poder ser debatida pelos deputados em sessão plenária.

O objetivo é garantir uma ligação mais eficaz entre os concelhos e aliviar os crescentes problemas de tráfego que afetam a região.

Qualquer cidadão interessado pode assiná-la online através do link: https://participacao.parlamento.pt/initiatives/4767.

A petição destaca que a Variante à Estrada Nacional 211 (EN211) foi concebida como um eixo fundamental de ligação entre a A4, a A11 e os concelhos de Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende. No entanto, a falta de uma alternativa à única ponte existente tem causado congestionamentos frequentes e impactado negativamente a economia local e a qualidade de vida dos munícipes.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, refere que “o problema do aumento do tráfego tem vindo a agravar-se nos últimos anos”.

“Apesar dos contactos realizados com o Ministério das Infraestruturas, não conseguimos que fossem tomadas medidas eficazes para a resolução deste problema. Fizemos o que está ao nosso alcance. Esta não é uma obra da autarquia, mas sim do Governo. Da nossa parte, projetamos no PDM uma nova travessia sobre o rio e já reiteramos ao Governo a nossa disponibilidade para colaborar numa solução, mas até hoje não obtivemos respostas”, indica.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, realça que, “sendo evidente que a atual ponte sobre o rio Tâmega não responde ao intenso tráfego automóvel que se verifica em muitas ocasiões, com os efeitos negativos que isso acarreta quer para as populações quer para as empresas, é urgente encontrar-se uma solução adequada”.

“Saliente-se que as populações dos concelhos em causa reclamam, há longos anos, a convergência para uma real coesão territorial que, anunciada inúmeras vezes, continua a tardar. É urgente, por isso, fazer justiça a estes territórios e às suas populações”, reforça.

Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães, refere que “a construção de uma nova ponte sobre o rio Tâmega, bem como as respetivas ligações à EN211, é uma necessidade urgente para a região, que enfrenta problemas de tráfego crescentes, com impacto negativo na qualidade de vida dos cidadãos”.
“Esta infraestrutura será essencial para melhorar a mobilidade, dinamizar a economia local e fortalecer a ligação entre os nossos concelhos, desempenhando um papel importante para o desenvolvimento da nossa região”, acrescenta.

Garcez Trindade, presidente da Câmara Municipal de Resende, diz que “todos sabem que o desenvolvimento de um território, municípios por exemplo, têm obrigatoriamente de ser acompanhados de permanente utilização de medidas de caráter infraestrutural, nomeadamente as ligadas à rodovia”.

“Saiba, também, quem manda, concretizá-las a tempo do nosso tempo”. Os autarcas solicitam que a Assembleia da República intervenha para garantir a construção de uma nova ponte e das respetivas ligações à EN211, através das Infraestruturas de Portugal”, frisou.

O pedido inclui a definição de um cronograma e a alocação das verbas necessárias para a execução da obra.

Os autarcas apelam à mobilização da população para que a construção desta infraestrutura seja colocada como prioridade na agenda nacional.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template