Alex Ribeiro é o mentor da Visit Marão, um projeto que visa defender, desenvolver, dinamizar e divulgar a Serra do Marão, que conta com uma vasta área na localidade de Teixeira, no concelho de Baião.
Nascido e criado naquela localidade, Alex não esconde o amor que sente pela Teixeira, “um paraíso que desde há mais de 22 anos chama de casa, no coração da Serra do Marão”.
“Neste momento faço o que posso com a simplicidade de meios que tenho, mas espero um dia ter a possibilidade de intervir diretamente na criação de um futuro promissor que a freguesia da Teixeira merece”, realçou Alex Ribeiro, em declarações ao nossoterritório.pt.
O amor à terra Natal e à fotografia, área de estudo no ensino superior, levaram Alex Ribeiro a concretizar “um grande sonho”, que foi a criação da Visit Marão.
Criada a 25 de outubro de 2021, a Visit Marão surge após um passeio pela serra que Alex realizou e “que o fez sair da bolha de pensar que o Marão era apenas a Senhora do Marão”.
“Percebi que o Marão não era só a Senhora do Marão e que havia muita riqueza paisagística, que não estava a ser aproveitada. Eu, que nasci e vivio aqui há 22 anos, nunca tinha descoberto essa riqueza, então que fará as pessoas que não são de cá”, disse Alex Ribeiro.
Foi naquela altura que surgiu a ideia de criar uma página que divulgasse a serra, em toda a sua extensão, quer Amarante, Baião e Santa Marta de Penaguião, municípios que dividem geograficamente a serra.
“Pensei em algo que unisse a serra toda e com a possibilidade de criar eventos para a divulgar”, salientou Alex Ribeiro.
Com mais de seis mil seguidores nas redes sociais, a Visit Marão tem vindo a crescer, “com pessoas que sentem o Marão e gostam do Marão”, vincou Alex.
Desde a sua criação, a Visit Marão já realizou dois eventos solidários, estando a preparar o terceiro, desta vez para ajudar os Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere.
“Aquilo que idealizei, na altura fui apenas eu, hoje a equipa é diversa, de todas as regiões do Norte de Portugal, foi, para além dos quatro D’s, desenvolver dinamizar, defender e divulgar a Serra do Marão, juntar uma vertente solidária e é isso que estamos a transpor para os nossos eventos, com o objetivo de ajudar as instituições, sobretudo as corporações de bombeiros”, sublinhou o jovem.
Em 2024, foi realizada a Rota dos Mineiros, que juntou cerca de 200 participantes e cuja receita, mais de mil euros, foi entregue aos Bombeiros Voluntários de Baião.
Este ano, a Visit Marão vai promover a Rota da Floresta Encantada, com caminhada e trail, agendada para o dia 27 de abril e que conta com o apoio da Associação Desportiva Marão Trail. As inscrições estão a decorrer em www.linktr.ee/visitmarao.
“É assim que queremos continuar, com esta vertente solidária, porque não queremos nada para nós”, reforçou Alex Ribeiro.
São muitas as fotografias disponíveis nas redes sociais da Visit Marão, que mostram pormenores da serra, vidas e vivências. Imagens que têm levado muitas pessoas a querer conhecer melhor a Serra do Marão e o concelho, percorrendo trilhos de montanha e os frescos cursos de água da Teixeira.
Muitas das imagens têm autoria de Alex Ribeiro, dado estar mais perto da serra e, assim, captar pormenores como a serra com neve, as cores de verão e os animais que fazem da serra casa e alimento.
A beleza da Serra do Marão foi fragilizada pelos incêndios de setembro de 2024, tendo ardido uma vasta área no concelho de Baião. Alex Ribeiro manifestou a sua preocupação com os incêndios, defendendo a proteção da serra para evitar a sua destruição.
“Todos os anos vemos o lado de Baião e de Santa Marta de Penaguião a arder, mas a parte de Amarante não, porque tem sido muito bem trabalhada, muito bem protegida”, frisou o jovem.
“O futuro do Marão passa muito pela proteção. Podemos investir, nós, os municípios, todos podem investir muito na divulgação e nas atividades, mas se não nos focarmos, principalmente, na proteção, não adianta”, realçou, acrescentando:
“Dou um exemplo: o projeto de valorização do Rio Teixeira que a Câmara de Baião tem em mãos é uma ideia ótima, mas se não nos preocuparmos primeiro em criar formas de proteção, no verão vem um incêndio e pode destruir tudo, sobretudo, se o projeto contemplar passadiços que possam arder”.
Para minimizar o impacto dos incêndios na Serra do Marão, a Visit Marão tem prevista uma ação de reflorestação, através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que viu com “bons olhos” a iniciativa.
“A Visit Marão tem uma ótima relação com as instituições e com os municípios de Amarante, Baião e Santa Marta de Penaguião, contando com apoio para a realização dos eventos, ou seja, criou-se uma comunidade não só de divulgação, mas também de interação entre os municípios, a Visit Marão, as juntas de freguesia e as várias instituições, com várias ações realizadas, como a recolha de lixo na serra”, referiu Alex Ribeiro.



