Município de Celorico de Basto apresentou destaques e programação da 20.ª Festa Internacional das Camélias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

O Município de Celorico de Basto apresentou, na segunda-feira, a 20.ª Festa Internacional das Camélias, agendada para os dias 14, 15 e 16 de março, e que este ano destaca a celebração de um protocolo com a Ciência Viva-Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, para a criação da Quinta Ciência Viva das Camélias (QCVC) no concelho.

O terceiro fim de semana de março contará com uma programação alargada “e melhor comodidade para quem visita Celorico de Basto”, garante José Peixoto Lima, presidente da câmara municipal.

“Serão reforçados os espaços para que os milhares de pessoas esperadas possam almoçar no recinto e nos restaurantes do concelho, com conforto e sem grande tempo de espera”, reforçou o autarca.

José Peixoto Lima assegura que as camélias são um elemento “diferenciador, com um valor incalculável, que se denota pela forma como se enraíza na comunidade”.

“Valor esse que queremos e vamos destacar com a celebração de um protocolo com a Ciência Viva-Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com vista à criação da futura Quinta Ciência Viva das Camélias (QCVC), em Celorico de Basto, enquanto espaço de divulgação de cultura científica e tecnológica integrado nas Redes Ciência Viva”, acrescenta.

A criação da Quinta Ciência Viva das Camélias em Celorico de Basto, estruturada em torno da promoção e valorização da camélia enquanto património biológico e cultural e da implementação de um laboratório vivo de conservação da biodiversidade da camélia, “permitirá potenciar o património natural, cultural e social, numa ótica de saber-fazer e inovação, transferência de conhecimento para o mercado, desenvolvimento económico local e de diversificação da oferta turística de cariz científico, de vital importância para o concelho, mas também para todo o caraterístico território “Terras de Basto”, e com igual potencial de afirmação da região, a nível nacional e internacional”, reforçou José Peixoto Lima.

A quinta será um projeto “que irá unir diferentes setores e criar coesão em volta das camélias e do seu potencial, reforçando eixos como a sustentabilidade e inclusão”, sublinhou.

Ressalvar ainda que, nesta edição, será promovido um concerto Sinfónico com a Quinta do Bill e Banda Filarmónica, e toda a quinta do prado terá animação permanente localizada em vários espaços. 

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template