A região do Douro, Tâmega e Sousa está vai estar sob alerta laranja, entre domingo e terça-feira, devido à previsão precipitação persistente, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Durante o dia de domingo, os municípios de Baião e Marco de Canaveses, que se encontram em alerta amarelo, vão passar a laranja, a partir das 18:00 e até 06:00 de terça-feira.
Durante aquele período, o IPMA prevê o agravamento do estado do tempo, podendo ocorrer rajadas de vento de 90 quilómetros hora, sendo até 110 quilómetros hora nas terras altas.
No concelho de Mesão Frio, distrito de Vila Real, o alerta laranja também entra em vigor no domingo, pelas 18:00, prolongando-se até às 00:00 de terça-feira.
Haverá ainda a possibilidade de queda de neve acima de 900 metros, com acumulação acima de 1.000 metros, que poderá ser de 10 centímetros acima de 1.100 metros.
Bruno Monteiro, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses, deixou alguns conselhos à população, nomeadamente, evitar deslocações desnecessárias, verificar a limpeza de ralos e caleiras para evitar inundações, manter-se afastado de zonas ribeirinhas e não estacionar debaixo de árvores devido à previsão de ventos fortes.



