O andor de S. Pedro, santo padroeiro da aldeia de Outoreça, no concelho de Baião, foi levado a pé entre aquela aldeia e a Igreja de S. João de Ovil, para se juntar à majestosa procissão que hoje se realiza.
Dita a tradição que os mordomos da festa em honra de S. João Batista de Ovil, sendo da aldeia de Outoreça, têm de levar a pé o andor de S. Pedro, para que faça parte da procissão.
Logo pela manhã, os mordomos pegaram em S. Pedro e, com o andor devidamente ornamentado, desceram da aldeia em direção à Igreja de Ovil.
Na frente da procissão, os quatro mordomos abrem caminho para o andor que, durante o percurso, recebe flores da população. Uma tradição antiga da localidade e que continua a mover a população para a rua em dia de S. João.
A procissão do andor de S. Pedro foi acompanha pela Banda Marcial de Ancede.



