Município de Baião emitiu a declaração de concordância para a constituição de uma segunda EIP para os bombeiros

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

O Município de Baião emitiu a declaração de concordância para a constituição de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nas duas corporações de bombeiros do concelho.

O documento, segundo a presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, “foi emitido no mesmo dia em que o despacho 488/2026 do gabinete do secretário de Estado da Proteção Civil foi publicado”.

“Assim que saiu o despacho, o município fez aquilo que era necessário para que as duas corporações pudessem fazer a manifestação de interesse para a constituição das equipas”, acrescentou a autarca, respondendo a uma interpelação da vereadora do PS, Ana Marta Silva, durante a reunião ordinária do dia 12 de maio.

De acordo com o despacho, datado de 16 de janeiro de 2026, o gabinete do secretário de Estado da Proteção Civil determina a constituição, para o corrente ano, de 20 Equipas de Intervenção Permanente.

Quer os Bombeiros Voluntários de Baião, quer os Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere comunicaram à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a sua manifestação de interesse na constituição de uma EIP.

De acordo com a legislação em vigor, o custo das EIP é repartido em partes iguais entre a ANEPC e a câmara municipal.

Ana Raquel Azevedo vincou que “o atual executivo está de corpo e alma para que seja constituída, de forma oficial, a segunda Equipa de Intervenção Permanente para as corporações do concelho”.

Da região do Tâmega e Sousa seguiram candidaturas de 15 corpos de bombeiros, estimando-se que a nível nacional tenham sido submetidas mais de 200.

A decisão do gabinete do secretário de Estado da Proteção Civil deverá ser conhecida em breve.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez

Considerado um dos grandes clássicos da literatura juvenil portuguesa, A Lua de Joana acompanha a história de uma adolescente que tenta lidar com a perda da melhor amiga. Através de cartas escritas à amiga ausente, Joana partilha dúvidas, medos, sonhos e desafios próprios da adolescência. Uma obra marcante que continua a conquistar leitores de diferentes gerações pela sensibilidade com que aborda temas como a amizade, a família e as escolhas de vida.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template