Arrancou o projeto de curadoria das obras do CAM que envolve alunos da Secundária de Baião (C/VÍDEO)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Equipas do Centro de Arte Moderna (CAM), da Fundação Calouste Gulbenkian, e do Plano Nacional das Artes estão na Escola Secundária de Baião, com a turma do 10.º ano que foi selecionada para desenvolver o projeto “Open Call – Vamos fazer uma exposição com a Coleção do CAM?”.

O projeto arrancou na terça-feira, com a equipa do CAM a iniciar os trabalhos com os alunos. Antes do arranque dos trabalhos, a escola recebeu os convidados com dança, numa sessão que contou com o diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Nuno Mota, o coordenador do Plano Nacional das Artes, Luís Monteiro, e a presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo.

O Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil foi um dos três agrupamentos selecionados, a nível nacional, para acolher a coleção, no âmbito do Plano Nacional das Artes, o qual a escola de Baião integra.

O projeto de curadoria participativa da fundação irá levar os alunos de Baião numa viagem ao Centro de Arte Moderna, onde vão selecionar as obras que irão estar expostas em Baião.

Para além de dar a conhecer o CAM e a sua coleção, tornando-a mais próxima dos visitantes, o projeto dá oportunidade aos alunos de organizar uma exposição e atividades de mediação na instituição cultural parceira, com obras da coleção do CAM.

Hoje, os alunos e alunas tiveram um encontro com Paulo Pires do Vale, curador e comissário do Plano Nacional das Artes, que partilhou algumas informações e ensinou o grupo a programar uma exposição.

Em Baião, estão previstos dois locais que irão receber as obras da coleção, o Mosteiro de Ancede Centro Cultural de Baião e a Fundação Eça de Queiroz. A exposição ficará patente entre outubro e dezembro de 2026.

O projeto desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil vai decorrer em parceria com a Câmara Municipal de Baião e Fundação Eça de Queiroz.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez

Considerado um dos grandes clássicos da literatura juvenil portuguesa, A Lua de Joana acompanha a história de uma adolescente que tenta lidar com a perda da melhor amiga. Através de cartas escritas à amiga ausente, Joana partilha dúvidas, medos, sonhos e desafios próprios da adolescência. Uma obra marcante que continua a conquistar leitores de diferentes gerações pela sensibilidade com que aborda temas como a amizade, a família e as escolhas de vida.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template