O Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil tem uma Árvore de Natal que une a comunidade educativa às instituições do concelho de Baião e é o mote de uma campanha solidária de angariação de bens.
A criação da “Árvore da União”, como é designada, surgiu na disciplina de Cidadania, da responsabilidade de Helena Reis, docente do agrupamento, mas rapidamente se alargou a outras disciplinas e a toda a comunidade educativa.
O átrio da escola sede acolhe a árvore, que começou a ser desenhada com elementos natalícios, como as fitas e as luzes, e foi recebendo, ao longo dos últimos dias, contributos das turmas e de várias entidades, como a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, a Associação Empresarial de Baião, o Centro de Saúde de Baião e os Bombeiros Voluntários de Baião.
Dos alunos chegam bonitos enfeites para as árvores, com contributos de todos para tornar a iniciativa ainda mais enfeitada. Da Associação Empresarial de Baião chegaram estrelas com mensagens escritas pelos empresários.
A rodear a árvore, estão presépios feitos pelos alunos e alunos na disciplina de Educação Moral, e espalhadas pela árvore estão bandeiras dos países dos alunos migrantes que frequentam o agrupamento.
A par da “Árvore da União”, a escola está a promover uma campanha de angariação de bens, que conta com uma caixa solidária, designada de “Caixa da Igualdade”, onde podem ser depositados bens alimentares, roupa, produtos de higiene, livro e brinquedos.
A caixa está no átrio da escola sede do agrupamento, mas também na Escola Básica de Campelo e Jardim de Infância do Prenhô.
A campanha vai decorrer até ao final de 2025. Os bens vão ser entregues a famílias que estejam sinalizadas como carenciadas, para ajudar a entrar no novo ano com mais conforto e carinho.
Veja o vídeo aqui:



