Francisco Pedrosa, pároco do Gove, Ancede, Ribadouro, Santa Leocádia e Santa Cruz do Douro, tem exposto, no Mosteiro de Ancede Centro Cultural de Baião, um presépio animado com mais de duas centenas de peças.
Foi em 2002 que o pároco começou a reunir peças e a fazer presépios, uma paixão antiga e que, todos os anos, leva o padre Francisco a inovar e a fazer diferente.
“Nunca consigo fazer igual ao do ano anterior, há sempre diferenças e inovações”, revelou ao nossoterritório.pt.
Com cada vez mais peças e mais ideias para colocar no presépio, o padre Francisco começou a ficar sem espaço para a grande mostra da vida de Jesus. Deu a conhecer a sua arte e o seu presépio animado no salão paroquial do Gove, mas foi desafiado a levar todo o cenário para o MACC Baião.
É o segundo ano que o seu presépio, que retrata os tempos antigos, com a padeira a fazer pão, os campos de cultivo e o gado, bem como a manjedoura, que aguarda o nascimento do Menino, está exposto no auditório do mosteiro.
Dias de dedicação a criar uma obra de arte, com fontes que deitam água, madeireiros que cortam lenha e pastores que acompanham os rebanhos em direção a Jesus.
O presépio vai estar exposto no MACC Baião até ao dia 31 de janeiro de 2026.
Veja o vídeo aqui: https://www.facebook.com/reel/1220907646562864



